Embrapa e Senar-SP promovem treinamento inédito para instrutores sobre saneamento básico rural

Treinamento ocorreu em São Carlos, realizado em conjunto com o sindicato rural da cidade
Entre os dias 11 e 13 de março, o Sistema Faesp/Senar-SP e a Embrapa Instrumentação realizaram um curso teórico-prático para a capacitação de instrutores do Senar-SP nos conceitos de Saneamento Básico Rural. O treinamento, ocorrido em São Carlos, teve foco nas tecnologias “Jardim Filtrante” e “Fossa Séptica Biodigestora”, desenvolvidas pela Embrapa.
A abertura do evento contou com a presença de autoridades de São Carlos e lideranças da agropecuária, incluindo Tirso Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo; Mario Antonio Biral, superintendente do Senar-SP; Lucão Fernandes, presidente da Câmara de Vereadores de São Carlos; Olinto Fabbri Petrilli, presidente do Sindicato Rural de São Carlos; José Manoel Marconcini, chefe-geral da Embrapa Instrumentação; Marco Bergamassi, chefe adjunto de Centro de Pesquisa da Embrapa; e Marco Aurélio Penteado, secretário municipal adjunto de Ciência e Tecnologia de São Carlos.
Tirso Meirelles, presidente da Faesp, ressaltou a relevância da parceria entre Senar-SP e Embrapa nesta iniciativa. “Proporcionar ao produtor rural melhores condições de higiene e saúde por meio dessas tecnologias com a conservação dos recursos naturais, resultando em qualidade de vida e sustentabilidade no campo, são alguns dos pontos fortes dessa parceria”, disse.
Após a cerimônia de abertura, os instrutores Wilson Tadeu Lopes da Silva e Carlos Renato Marmo iniciaram a parte teórica do curso, que abordou os fundamentos do saneamento rural e as especificidades das tecnologias apresentadas. Nos dias 12 e 13 de março, ocorreu a parte prática da capacitação, com a instalação de um Jardim Filtrante e de uma Fossa Séptica Biodigestora no sítio do produtor rural Luís Marcato.
Essas soluções são reconhecidas por sua eficiência e simplicidade, atendendo aos critérios de saneamento sem exigir a presença constante de um técnico. A proposta é que o próprio agricultor seja responsável pela operação e manutenção dos sistemas, garantindo sua funcionalidade no cotidiano. Além disso, a Fossa Séptica Biodigestora e o Jardim Filtrante se destacam como alternativas sustentáveis ao tratamento de esgoto no meio rural, dispensando produtos químicos e equipamentos motorizados, diferentemente das soluções utilizadas nos centros urbanos.
A necessidade de tratamento de água e esgoto nas áreas rurais é tão essencial quanto nas áreas urbanas, mas exige soluções descentralizadas e adaptadas à realidade do campo. A iniciativa da Embrapa e do Senar-SP reforça o compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento rural, proporcionando conhecimento técnico e prático aos instrutores, que poderão disseminar essas tecnologias para produtores em diversas regiões do estado.
Os dois conteúdos fazem parte do catálogo de cursos do Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC) do Senar-SP oferecidos aos produtores por meio dos sindicatos rurais. Os cursos são gratuitos e os participantes receberão cartilhas com informações para despertar o interesse dos produtores rurais em melhorar suas condições de higiene e saúde, por meio do afastamento adequado do esgoto doméstico rural, em conformidade com a legislação vigente.
https://faespsenar.com.br/