Empreendendo e quebrando a burocracia.
Com a propensão do empreendedorismo no Brasil, cresce cada vez mais o número de empresas que fornecem produtos diferenciados a sociedade. E todos esses empreendedores antes de ter seus produtos comercializados, passam por uma verdadeira dificuldade com os processos regulatórios, um grande desconforto burocrático quando seus produtos são sujeitos a regulação junto a ANVISA ou ao MAPA, pois antes de iniciarem suas atividades por força de lei são obrigados a registrarem suas empresas e seus produtos, seja no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ou na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e passaram por esse grande e exaustivo processo burocrático para o Licenciamento de sua empresa e posterior a esta complexidade de documentos inicia-se outro processo para regularizar seus produtos.
No entanto em meio a toda essa obscuridade em relação conhecimento no meio burocrático, surgem as empresas que prestam serviços de assessoria e consultoria regulatória para cuidar de todo o processo burocrático e auxiliar no que necessário, já que é um procedimento que gera dúvidas e desconforto aos empresários. E essas empresas prestadoras de serviços regulatórios estão se tornando cada vez mais versáteis e facilitando esse ‘’peso’’ burocrático em algo simples e de rápido entendimento.
Durante uma entrevista com Dr. Oliveira CEO da empresa Stone Okamont, perguntamos o que as empresas de assuntos regulatórios têm feito para facilitar a vida do empresário e se em sua visão os processos burocráticos tendem a diminuir com o passar dos anos.
“Não acredito que a condição administrativo burocrática em nosso país tenha a tendência de diminuir, o que vemos é o oposto disso. Ao longo dos anos temos assistido o grande e desenfreado crescimento de exigências descabidas e técnicos pouco capacitados gerando mais dificuldades técnicas e burocráticas”
“A Stone Okamont vislumbrando este cenário, criou uma metodologia de trabalho que facilita o acesso das empresas em geral a obter suas licenças e registros através de um método que titulamos de “Burocracia Zero” que de forma resumida traduz a linguagem burocrática em linguagem acessível a todos. ”
Sabemos que empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, mas iniciativas como esta facilitam a vida dos brasileiros e torna acessível um lado praticamente intocável do Ministério da Agricultura e do Ministério da Saúde.
Nos últimos anos, segundo a ANVISA o número de processos de registro de produtos dobrou nos últimos três anos tendo seu aumento mais crescente nas áreas de tecnologia e medicamentos, já no ministério da Agricultura o aumento foi da ordem de 30% tendo como destaques as áreas de produtos biológicos para uso agrícola.