ENCONTRO - CEISE Br e CMDCA realizam evento sobre Leis de Incentivos Fiscais
O CEISE Br e o CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente realizaram, na noite do dia 21, o workshop “Que tal dar um destino solidário aos seus impostos?”, no Hotel Comfort, em Sertãozinho.
No evento foram apresentadas as oportunidades de destinação do imposto de renda devido (pessoa física ou jurídica) a projetos sociais, além das diferentes leis de incentivos que podem ser aplicadas às entidades assistenciais do município.
Iniciando o encontro, o diretor da Terra Incentivos Fiscais, Danilo Terra, apresentou as leis de incentivos fiscais federais vigentes, que são: Lei Rouanet; Lei do Audiovisual; Lei do Esporte; CMDCA – Conselho Municipal da Criança e Adolescente; CMI – Conselho Municipal do Idoso; PRONON (Lei do Câncer); e PRONAS/PCD (Pessoa com Deficiência).
“É extremamente importante que as empresas façam uma seleção dos projetos sociais que desejam apoiar, de acordo com sua missão, valores e perfil. Além disso, é fundamental que todos tenham uma orientação contábil”, explicou Terra.
Ainda segundo ele, utilizar as leis de incentivos fiscais traz benefícios para as empresas, tais como responsabilidade social; marketing e fortalecimento da marca; acompanhamento da aplicação dos impostos e envolvimento dos colaboradores nas ações. Consequentemente, a comunidade é favorecida com acesso à cultura, educação, esporte, saúde e lazer, o que auxilia na formação do cidadão.
No evento, também foram apresentados os cases de sucesso do Instituto Cultural Engenho Central – Museu da Cana, da empresa TGM e da usina Viralcool.
A gestora do Museu da Cana, Leila Heck, fez uma retrospectiva de toda a história da Usina Schmidt (já extinta), de 1902 até os dias atuais com a criação do Instituto Cultural Engenho Central, que viabiliza a preservação do Engenho Central e do Museu da Cana.
De acordo com ela, todo o processo de restauração do engenho e do museu foi possível por meio da Lei Rouanet de incentivo à cultura. “Contamos com o apoio de várias empresas parceiras que, desde o início, entenderam a proposta de resgatar a memória industrial da cana-de-açúcar, através do Museu, e, dessa forma, difundir a história da nossa região”.
“Desde 2013, ano de inauguração do Museu, realizamos oficinas de restaurações, exposições, visitas técnicas, pesquisas históricas, festas folclóricas e festivais de teatro. Este ano, iniciamos uma parceria com SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sindicato Rural de Sertãozinho e Secretaria de Educação de Pontal, para o curso “Jovem Aprendiz do Futuro”, que visa proporcionar aos jovens do meio rural conhecimento e qualificação de aprendizagem profissional no campo”, explicou Leila Heck.
Já a Usina Viralcool apresentou os projetos sociais que realiza nos municípios de Viradouro e Pitangueiras, cidades onde se concentra grande parte de seus colaboradores.
De acordo com a analista de responsabilidade social, Élida Cardoso, as parcerias são fundamentais para a viabilização das ações. “Para a sustentabilidade de qualquer projeto social, é essencial o apoio de empresas e também do poder público”.
Através dos projetos de capacitação (Leis de Incentivos PROAC e Rouanet), a Viralcool conseguiu uma verba para a reforma do Teatro de Viradouro, cujas obras foram iniciadas em 2013 e estão em fase final. Paralelamente, a usina promove outras ações junto à comunidade com recursos próprios, que são: Programa Atleta do Futuro – SESI; Programa Jovem Agricultor do Futuro; Curso para Gestantes; Educando para o Esporte (aulas de tênis e vôlei); e oficinas teatrais e culturais.
A parceria CEISE Br e CMDCA visa mostrar aos empresários a importância, os benefícios da destinação de parte do imposto devido. “É uma iniciativa em que todos só têm a ganhar. A empresa, institucional e financeiramente, e a comunidade, que passa a se desenvolver de forma sustentável, estimulando a educação, a cultura e o esporte”, finaliza o presidente do CEISE Br, Aparecido Luiz. (Assessoria de Comunicação do CEISE Br)