Encontro de Lideranças do Agro Paulista em Jaguariúna
Inovação, sustentabilidade, parcerias, a união entre sindicatos rurais e produtores, e o fortalecimento do Sistema Faesp/Senar-SP foram os marcos do evento
O Encontro de Lideranças do Agro Paulista, realizado em 6 de dezembro na Fazenda Cafezal, em Jaguariúna, reuniu cerca de 150 presidentes de sindicatos rurais de São Paulo, além de lideranças políticas e do empreendedorismo. O evento, promovido pelo Sistema Faesp/Senar-SP, discutiu os rumos do agronegócio paulista e a consolidação parcerias estratégicas.
O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, destacou a força do agro brasileiro e os desafios enfrentados em 2024, como a quebra de safra e os incêndios que devastaram propriedades no estado. Ele anunciou a criação de uma comissão para prevenção e mitigação de incêndios e reforçou o compromisso com projetos como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), a comercialização de produtos agrícolas e a defesa dos pequenos produtores. “O agro é motivo de orgulho para o Brasil, e São Paulo tem liderado essa potência com inovação e resiliência”, afirmou Tirso.
O diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, apresentou os avanços nas parcerias com a Faesp, como o programa Inova Senar, e destacou a importância da descarbonização e das tecnologias digitais no campo. “O produtor rural é um empreendedor, e o Sebrae, junto com o Senar-SP, tem trabalhado para qualificar esses profissionais e fortalecer a competitividade do agro paulista”, disse Vinholi, que também exaltou o programa Semeadoras do Agro como referência no empreendedorismo feminino.
O secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, enfatizou o papel do governo estadual na garantia de segurança jurídica e no desenvolvimento de iniciativas como o Guia de Turismo Rural do Estado de São Paulo. Ele destacou a liderança de Tirso Meirelles e as ações integradas da Faesp para fomentar o turismo rural e fixar as famílias no campo. “Toda vez que o governador Tarcísio trata de assuntos da agropecuária, ele menciona com muito respeito a Faesp e se lembra da liderança de Tirso Meirelles”, disse Lucena.
O projeto Integrar, que mapeia o agro paulista e reforça a necessidade de capacitação técnica, foi mencionado com orgulho. Outras realizações também foram celebradas, como o trabalho itinerante das comissões da Faesp pelo interior do estado, Projetos específicos para algumas cadeias como os Cbios na cana, o Greening nos citrus, as estratégias de comercialização para o café, Pepro borracha, a NF-e, o cadastro de produtores de soja, os custos de produção, o Fundo Indenizatório para pecuária, o fomento à exportação de banana e outras culturas, a defesa aos produtores de leite impactados pela concorrência com produtos importados e as parcerias do Caesp.
A vice-presidente da comissão de mulheres da Faesp Semeadoras do Agro, Juliana Farah, fez uma detalhada apresentação apontando os desafios de 2024 e as inovações previstas para 2025, reforçando cada vez mais a relevância das mulheres nas propriedades rurais. Rodrigo Poli, gestor estadual do Sebrae-SP Agro, destacou a identificação geográfica como um grande avanço para as iniciativas de rastreabilidade da produção no campo.
Com a assinatura de um convênio técnico entre o Senar-SP e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao artesanato paulista, o encontro reafirmou o compromisso de São Paulo em liderar o agronegócio nacional. O superintendente do Senar-SP, Mario Biral, celebrou a parceria. “O produtor e a produtora rurais são os personagens principais do agro paulista e este acordo beneficia em muito o turismo rural para agregar valor ao trabalho incansável dos homens e das mulheres do campo”, disse.
O evento contou ainda com momentos de inspiração, como a palestra motivacional do campeão olímpico de vôlei Tande e a apresentação musical de Leo Chaves, que celebraram a resiliência e o espírito de equipe que movem o agronegócio de São Paulo.
https://faespsenar.com.br/