ENERGIA DO BEM - Doação de energia abastece Hospital de Câncer de Barretos
Eddie Nascimento
A energia elétrica obtida através do bagaço da cana-de-açúcar pode não ser uma grande novidade para quem mora na região de Sertãozinho. Por aqui as usinas já utilizam há muitos anos essa energia que provém da queima do bagaço, chamado de “biomassa”.
No Brasil, embora o grande destaque na geração de energia renovável venha través de hidroelétricas (64% da produção nacional), a biomassa vem conquistando espaço e já supera 8% da produção de energia total nacional, ficando atrás de outras fontes de energia como gás e do petróleo (16%).
No início deste ano, o assunto foi destaque na edição 796 do Jornal Agora Sertãozinho, que trouxe como capa a reportagem "A energia da Itaipu dos canaviais". De lá para cá, pouca coisa mudou em relação a investimentos na energia limpa vinda do bagaço da cana. Um projeto desenvolvido aqui no interior de São Paulo, porém, pode ser o diferencial para quebrar essa desconfiança e mostrar que a energia obtida através do bagaço e palha da cana é primordial.
Desde 2012, o Hospital de Câncer de Barretos (HCB), responsável pelo atendimento diário de mais de 4 mil pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), vem economizando, a cada ano, mais de R$ 1 milhão graças a ação solidária de empresas do setor sucroenergético.
Uma dessas ações é o projeto "Energia do Bem", que consiste na doação da energia gerada através da biomassa das usinas para o hospital.
Uma das usinas integrantes do projeto é a Viralcool. De acordo com o Antonio Eduardo Tonielo Filho, diretor industrial da Usina Viralcool, ser um parceiro do projeto é um orgulho. "Ser parceiro deste projeto e poder contribuir para uma instituição que faz tanto pelo próximo é motivo de orgulho para nós da Viralcool. Por isso, aceitamos desde o início fazer parte dessa iniciativa que traz alternativas econômicas para o contínuo investimento na qualidade do atendimento ao paciente", revelou Tonho Tonielo durante entrevista à Revista Canavieiros edição de outubro.
Para se ter uma ideia da força da biomassa, de agosto de 2012 a dezembro de 2015, o projeto doou um total de 8.646 MWh de energia sucroenergética ao HCB, cujo gasto anual com eletricidade alcança cifras superiores a R$ 4 milhões.
Segundo o gerente de engenharia do HCB, Jadis de Santis Júnior, a iniciativa das usinas, além de ajudar o hospital a se equilibrar financeiramente, também traz reflexos positivos nos serviços prestados à população. “A doação minimiza bastante o déficit do hospital, o que impacta na qualidade do tratamento para os pacientes”, explica Júnior.
Já o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, enalteceu a ação social demonstrada pelas usinas. "Orgulha todos nós saber que o setor sucroenergético se torna cada vez mais amplo na sua diversificação e consciente no sentido social, demonstrado pelas usinas neste gesto tão eloquente que é doar parte da energia produzida para poder auxiliar o Hospital de Câncer de Barretos, auxiliar uma obra tão importante como esta socialmente e do ponto de vista da saúde", revelou o secretário. (Com informações da Revista Canavieiros e do Jornal Agora Sertãozinho)