ENSINO SUPERIOR - Curso de Mecatrônica Industrial é novidade na FATEC Sertãozinho

18/05/2017

Nesta semana os sertanezinos que se interessam pela área da Mecatrônica receberam uma ótima notícia. Graças aos esforços do prefeito Zezinho Gimenez, do secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Gallo, e do diretor da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, campus Sertãozinho, Maurício Angeloni, o município de Sertãozinho estreia mais essa opção de Curso Superior de Graduação.

O curso é a integração entre a mecânica, a eletrônica, a automação industrial e a informática, para o controle de processos industriais, e permite que o graduado possa trabalhar na execução de projetos, instalação, manutenção e integração de tais processos, inclusive na coordenação de equipes.

O graduando aprenderá a utilizar tecnologias como: robótica, comando numérico computadorizado, sistemas flexíveis de manufatura, desenho auxiliado por computador (CAD) e manufatura auxiliada por computador (CAM), planejamento de processo assistido por computador, interfaces homem-máquina, entre outras.

O profissional em Mecatrônica planeja, elabora e executa projetos de processos industriais realizados por máquinas e robôs. Moderniza a produção por meio da implantação de processos automatizados, utilizando programas específicos de computador. É um profissional bastante requisitado por segmentos diversos da indústria. Projeta, executa e faz a gestão de projetos mecânicos, eletrônicos e de automação. Também desenvolve projetos de sistemas mecatrônicos embarcados em veículos, aeronaves e navios. A especificidade da mecatrônica é o projeto de sistemas discretos, como robôs, e sistemas alimentadores industriais.

Na FATEC de Sertãozinho, o curso conta com uma matriz curricular de 2.800 horas, que é adequada às demandas do mercado industrial e possibilita um crescimento fundamentado e sólido. Durante seis semestres, os alunos se envolvem com temas básicos da Tecnologia, além de disciplinas profissionalizantes específicas na área de Mecatrônica e conteúdo de formação complementar. “O curso é diferenciado por possuir metodologias inovadoras aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem, dentre elas a exposição dos alunos a estudos de casos, simulações, desenvolvimento de dispositivos, protótipos e aulas interativas, nas quais constroem o conhecimento de maneira integrada e envolvente”, comenta o diretor da FATEC, Maurício Angeloni.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da instituição (fatecsertaozinho.edu.br), através do telefone 3942-5806 ou, pessoalmente, à rua Jordão Borghetti, 480 – Jardim Recreio.

 

Vestibular

 

Vale lembrar que, no próximo dia 11, terão início as inscrições para o vestibular do 2º semestre de 2017 da FATEC Sertãozinho, para os cursos de graduação: Gestão Empresarial (manhã e noite), Gestão Empresarial (EAD), Manutenção Industrial (noite) e Mecânica – Processos de Soldagem (tarde e noite).

A inscrição, com taxa de R$ 75,00, deve ser feita no site: www.vestibularfatec.com.br. (Assessoria de Comunicação PMS)