EPIDEMIA

22/02/2016

Casos suspeitos de dengue superlotam unidades de pronto atendimento tanto púbicas como privadas

Fernando Laurenti

Nos últimos meses o número de casos de dengue no Brasil cresceu assustadoramente, não só o de dengue, mas também o de Zika Vírus. Em Sertãozinho já são mais de 1.770 casos de pessoas soro positivo. No mês de janeiro a Secretaria de Saúde colocou um médico clinico geral na UBS da cohab III e outro na UBS do Jardim Alvorada para atenderem casos suspeitos de dengue e no mês de fevereiro ampliou os atendimentos, colocando mais um clínico geral no posto de saúde do Jardim Santa Rosa.

Os atendimentos estavam sendo exclusivos para casos de suspeita de dengue, mas com o aumento de procura e acúmulo de pacientes na UPA, o prefeito Gimenez resolveu colocar dois médicos na Cohab III e dois no Jardim Alvorada, abrindo o pronto atendimento nas UBS , não só para casos de dengue, mas para qualquer necessidade de atendimento.

O funcionamento das UBS é das 7h às 17h de segunda a sexta-feira e aos sábados, domingos e feriados os atendimentos são realizados na UPA.

“É um momento complicado de epidemia, por isso vejo que temos que atacar na saúde mais do que sempre fizemos , vamos abrir o pronto atendimento nas UBS da Cohab III , Jardim Alvorada e Jardim Santa Rosa , não significa que o munícipe não pode ir na UPA. Se ele preferir passar pela UPA é normal, vai ser atendido. Agora, os casos mais simples, como gripe, febre, dor de cabeça , vômito , coisas do dia a dia poderão ser tratados nas UBS com os clínicos. O sistema de atendimento vai ser dois médicos das 7h às 13h e depois desse horário até as 17h, um médico , lá no Santa Rosa por enquanto um médico das 7h às 17h de segunda a sexta, nos sábados vou aumentar um médico na UPA”. Anunciou o prefeito Gimenez

 O que tem provocado inchaço, aumentado muito o numero de pacientes esperando o atendimento, isso provoca insatisfação nos usuários da UPA, acompanhando os atendimentos particulares dos planos de saúde, percebemos que existe também uma procura muito grande e que as recepções estão sempre lotadas com uma certa demora no atendimento.

A Secretaria da Saúde Rita Monte Negro tem acompanhado o dia a dia da UPA e disse que a colocação dos médicos nas UBS atendendo casos de dengue foi para tentar desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) , nos informou que conversou com alguns pacientes na UPA instruindo eles que eles poderiam passar pelos postinhos mas os pacientes responderam que preferiam esperar pelo atendimento na UPA, tem passado entorno de 600 pessoas por dia na UPA.

No ultimo dia 15, segunda feira , aconteceu uma manifestação publica de fronte a UPA. Os manifestantes liderados pelo Luiz Garcia .

Os manifestantes usavam faixas cobrando melhoras na saúde e pedindo reabertura dos postinhos.

Em contato com a secretaria de saúde nos foi passado que nenhum postinho foi fechado “Pelo contrario inauguramos mais um este ano no jardim Santa Rosa e ainda colocamos clínicos nas UBS para atender suspeitas de dengue , não procede e que aconteceu é que tudo que é urgência e emergência agora vai para a UPA e não mais para a Santa Casa” disse Rita Monte Negro.

A Secretária da Saúde Rita Monte Negro nos disse que o manifesto é um direito dos cidadãos , só que o carro de som que colocaram no local acabou prejudicando a própria população porque p som alto atrapalhou o atendimento dos médicos e perturbou as pessoas doentes que estavam passando pela unidade, a Secretária disse mais “O município de sertãozinho esta arcando sozinho com os custeio da UPA a verba que deveria vir do Governo Federal desde de outubro ainda não veio nada fica pesado ainda mais levando em conta grande numero de pessoas que atendemos de outros municípios” desabafou a Secretária.

A secretaria disponibilizou o telefone (16) 3945-5369 para os moradores que desejarem esclarecer dúvidas e fazer denuncias de locais fechados com criadouros.

A Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Sertãozinho nos enviou um nota esclarecendo sobre a logística usada pelo município no atendimento a população e esclarecendo sobre boatos de fechamentos de postinhos de saúde.

 

NOTA

 

Em resposta à solicitação, primeiramente, é preciso destacar que, a Prefeitura Municipal não fechou nenhuma Unidade Básica de Saúde; pelo contrário, uma nova UBS foi inaugurada há menos de um mês, sendo referência para o atendimento de 15 mil habitantes na região do Jardim Santa Rosa, o que reforça o empenho da Administração Municipal em fortalecer a Atenção Básica na cidade.

 

Com a inauguração da UPA, em agosto de 2015, que alberga o atendimento de urgências e emergências, além de consultas de prontoatendimento, houve uma reorganização do sistema de saúde, para maior conforto dos pacientes e eficiência no atendimento emergencial que, antes, era feito por apenas três unidades de saúde, até as 23h, e que recebia o apoio da Santa Casa local, após esse horário – um sistema que já apresentava problemas com infraestrutura.

 

A UPA de Sertãozinho atende 24 horas, com realização de exames de sangue e raio-x in loco – antes era necessário que os pacientes se deslocassem para a Santa Casa e laboratórios no centro da cidade, para que realizassem tais exames. Recentemente, sua demanda vem crescendo por uma razão principal: a epidemia regional de Dengue. Para auxiliar esse quadro, três Unidades Básicas de Saúde do município, localizadas na Cohab 3, no Jardim Alvorada e no Jardim Santa Rosa, estão realizando atendimentos de urgência exclusivos de pacientes com suspeita de Dengue, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira; sendo que, o aprimoramento neste tipo de atendimento, com capacitação das equipes, evita casos graves e óbitos, nossos maiores objetivos agora.

 

Vale lembrar que, desde a inauguração da UPA, o município tem arcado com todas as suas despesas, sem nenhum financiamento extra ou repasse do Governo Federal. Além disso, a Prefeitura também adquiriu insumos e materiais extras, para que não falte assistência à população. Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de sertãozinho.