Eu preciso me controlar porque o saldo está negativo

21/11/2022

E o final de ano está chegando. Com ele a expectativa do décimo terceiro salário e as comprinhas de Natal.

Mas... A realidade é dura. O saldo está negativo, mais despesas e menos receitas. O que fazer?

Essa clássica perguntou ecoou ao longo dos últimos dias com os dois feriados que passamos. Como aquele famoso “trend”: eu não sou rico, sou irresponsável. Sim, sem dúvidas. Só quem é muito irresponsável gasta mais do que ganha, conta com o dinheiro antes dele entrar, faz prestações sem montar um fluxo de caixa, pega empréstimos sem ter capacidade de pagamento. Isso é irresponsabilidade, sim!

Você sabe lidar com o seu dinheiro? Sabe quanto ganha, quanto gasta e quanto pode economizar por mês? Ou seja, se organizar financeiramente é o ponto de partida para começar a controlar o seu dinheiro.  

Não existe segredo. Existe sacrifício, planejamento e controle. Sem eles, nunca se sairá dessa roda da incerteza.

Repetindo os passos de sempre, que todos os gurus indicam:

  1. Conheça sua realidade financeira. Quanto você ganha? Quais são suas necessidades financeiras? Quais os seus gastos mensais? Possui dívidas?
  2. Faça um controle financeiro. O que importa aqui é anotar todos seus gastos. Comprou uma bala? Anota.  
  3. Divida suas despesas entre fixas e variáveis
  4. Analise seus gastos. Identifique despesas desnecessárias.  
  5. Elimine gastos desnecessários:

E, assim, podemos aprender como economizar dinheiro! Quite suas dívidas, esse é o primeiro passo. Aí vale o sacrifício. Se você já fez os cortes necessários na sua organização financeira, como indicamos anteriormente, é chegada a hora de olhar para suas dívidas.

Troque juros altos por juros mais baixos. Cuidado com empréstimos, cheque especial e cartões de crédito.

Crie metas para sua vida, para te motivar a economizar. A compra da casa própria, viagem, sua empresa. Assim, você consegue visualizar o motivo do seu sacrifício lá na frente.

Converse com sua família sobre economizar. Com todos juntos, o trabalho é mais fácil. Culturalmente, temos dificuldade de conversar sobre dinheiro. Sente-se com sua família para explicar o que está fazendo, quais são os objetivos finais e qual a sua expectativa com o plano.

Gaste menos do que você ganha, para que, no fim do mês, sobre dinheiro para economizar. Não há muito segredo: você deve gastar menos do que ganha.

Isso pode parecer mais fácil de ser dito do que feito, mas essa é a regra básica da educação financeira e um tópico que não poderíamos deixar de abordar.

Crie uma reserva financeira. Para garantir uma maior segurança em sua vida financeira, é preciso manter uma constância no dinheiro economizado todos os meses, evitando pular um mês ou guardar menos do que havia planejado. Depois de poupar esse dinheiro, é importante que esse seja respeitado como reserva financeira. Isso significa que você não pode mexer nele para gastos supérfluos ou compras impulsivas, mas apenas para emergências.

 

Gilberto C. O. Bellini, mestre em administração, professor da Fatec Sertãozinho e Unip RP. Acesse www.vestibularfatec.com.br e escolha os cursos da Fatec Sertãozinho.