Falando de Economia com Beto Bellini - Dicas de Economia

Falando de Economia com Beto Bellini - Dicas de Economia
29/04/2024

1 – Redução dos desperdícios: Dados do desperdício no Brasil: 25% da energia elétrica; 30% da água potável; 30% dos alimentos e 20% do material de construção. É muita fonte de economia, não acha?

2 – Não rasgue dinheiro: O pior gasto é aquele que não gera benefício algum. Organize-se. Pague suas contas em dia. Concentre o vencimento das suas contas mensais para o mesmo período, de preferência na data do recebimento da sua principal fonte de receita. Sempre que possível, use a opção de débito e pagamento automático diretamente com seu banco.

3 – Pague apenas pelo consumo: Cancele ou negocie redução de valor pelos serviços adicionais que você não utiliza no telefone fixo ou celular, na tv a cabo, na internet e similares. Evite manter-se associado em clubes que você pouco frequenta. Contrate seguros apenas de acordo com suas necessidades e hábitos de vida.

4 – Programe-se para viajar: Quem planeja melhor e com mais antecedência as viagens, geralmente consegue obter melhores tarifas e condições. Sempre que possível, viaje em baixa temporada. É mais fácil encontrar passagens aéreas baratas no meio da semana do que nas segundas e sextas-feiras, e no meio do dia ou da noite do que no início ou final do horário comercial.

5 – Mantenha o controle: Saber o quanto se gasta e em que se gasta é meio caminho para evitar problemas financeiros. Não se descuide das pequenas contas. Muitas vezes é na soma dos pequenos gastos que se descobrem os grandes rombos – e as grandes oportunidades para economizar. Faça um orçamento pessoal e doméstico e procure acompanhá-lo com regularidade.

6 – Peça, solicite e exija descontos: Não há vergonha alguma em pedir descontos. Se você for um bom cliente, peça desconto. Se você deseja economizar e melhorar de situação financeira, solicite descontos. Se você for mal atendido, exija desconto. Há muitas lojas e empresas que estão dispostas a dar descontos, só falta o cliente pedir. O comércio disputa ferozmente a preferência dos clientes. É comum a existência de convênios com empresas, cartões de crédito, associações, clubes, condomínios e vários tipos de entidades para ter o privilégio da sua presença como consumidor. Descubra se você é beneficiário de algum convênio antes de pagar qualquer conta.

7- Compras: O ideal para ter uma boa economia doméstica na hora das compras é ter um planejamento ou ao menos uma lista que o guie quanto ao que realmente precisa comprar e qual o valor máximo a ser gasto nas compras. Nas feiras, é bom procurar o preço mais barato e não comprar tudo em um feirante só. Pesquisar bastante e encontrar preços melhores são a melhor opção para economizar.

Bem, você já ouviu alguém falar que não pode ir ao supermercado com fome? Pois é, para muitos que pensam que esta frase não passa de uma brincadeira, ir ao supermercado com fome acaba sendo “perigoso” para seus gastos em compras. Quando a pessoa frequenta um supermercado com fome, ela é “induzida” a comprar uma infinidade de outros alimentos e acaba ultrapassando os limites de sua lista de compras, comprando o desnecessário e gastando mais dinheiro.

 

Gilberto César Ortolan Bellini, professor universitário na Fatec Sertãozinho e Unip RP, é membro da Academia Sertanezina de Letras (ASEL). Conheça mais em https://asel.org.br/.