Falando de Economia com Beto Bellini - Escolhendo bem na hora de contratar
Quando precisamos contratar alguém, para os serviços domésticos em nossa casa, para o pequeno comércio ou nas grandes corporações, o desafio sempre é o de escolher a pessoa certa para a tarefa exata. Infelizmente, muitos ainda utilizam, como critérios para escolha do profissional, questões irrelevantes para o trabalho, comprometendo a qualidade e o desempenho da equipe.
A formação de uma equipe começa pelo recrutamento e seleção do pessoal que será responsável pelo bom andamento da empresa, e isto não é diferente em relação aos cargos administrativos, cuja responsabilidade é bem maior, considerando que as novas técnicas de gestão administrativa sugerem que as empresas atuem com o menor contingente possível, mantendo a competitividade. Desta forma, as atribuições funcionais são maiores e, se a empresa não tem as pessoas certas nos lugares certos, provavelmente não consegue sobreviver.
Em Sertãozinho, temos grandes centros formadores de bons profissionais, como a Fatec, por exemplo, uma faculdade pública, gratuita, que está com inscrições abertas para o processo seletivo pelo endereço www.vestibularfatec.com.br
O foco deve ser nas técnicas de recrutamento e seleção que as empresas têm utilizado para cargos administrativos, sabendo-se que este trabalho pode ser realizado pelo proprietário, por equipes internas ou por consultorias especializadas.
À medida que a tecnologia foi evoluindo, as exigências no mundo empresarial tornaram-se maiores. É necessário que os profissionais procurem se adequar aos novos tempos, mostrando mais do que técnica em seus conhecimentos. Procura-se, hoje, por profissionais líderes, comunicativos, habilidosos. Essa procura conta com o auxílio do Departamento de Recursos Humanos para examinar currículos, entrevistar, estabelecer parâmetros que tenham, como resultado final, o encontro de profissionais competentes para os cargos que se pretende preencher.
Um dos pontos importantes nessa fase de Recrutamento e Seleção é perceber se os candidatos estão dispostos a vencer. Ser um vencedor é escolha pessoal, que exige preparo, tanto técnico quanto emocional.
Ao escolhermos conhecer melhor os processos de Recrutamento e Seleção para cargos administrativos optamos por entender as necessidades que as empresas têm em relação aos profissionais que pretendem contratar e, ao mesmo tempo, esclarecer os pontos que esses profissionais devem trabalhar, para melhorar o seu desempenho.
A escolha acertada dos funcionários para cargos de chefia ou de execução provoca um reflexo positivo na organização. Daí a necessidade de um recrutamento bem-feito, para atrair bons candidatos. A seleção fica mais fácil se podemos comparar diferentes pessoas, para quaisquer cargos avaliados.
Escolher porque aceita um salário menor, porque é parente de alguém ou por atributos físicos pode causar danos irreversíveis no trabalho, mesmo que estejamos falando de um simples trabalho doméstico.
Gilberto César Ortolan Bellini, mestre em administração, professor da Fatec Sertãozinho e da Unip Ribeirão Preto.