Falando de Economia com Beto Bellini - Feriado: ficamos aqui. E agora?
Já falamos um pouco sobre as dicas para os que viajaram no feriado e hoje falaremos para quem ficou.
Ao contrário do que parece, nem só de shopping em Ribeirão Preto vive nosso lazer! Aliás, uma boa opção é não ir ao shopping estes dias, pelo excesso de pessoas e preços altos. Se quiser ir para a nossa vizinha cidade, procure outras opções mais baratas, saudáveis e interessantes. O Bosque, atual Zoológico, sempre é encantador e gratuito. Famílias inteiras passam momentos agradáveis por lá. Parques como Roberto Jábali (Curupira) e Raia também são alternativas interessantes, como os Teatros do Sesc, do Sesi e Municipal, com bons espetáculos para crianças e adultos. Para os mais religiosos, o santuário das Sete Capelas e as igrejas oferecem diversos horários de missas.
Para quem fica em Sertãozinho, a escolha limita-se à programação de cinema, praças e o parque ecológico. Uma ideia interessante é promover algum encontro em casa mesmo, reunindo amigos para assistir a um filme ou realizar jogos e brincadeiras. Alguns pesqueiros, aqui na cidade, em Jardinópolis, Dumont, Bonfim, também são boas escolhas para o passeio familiar, por incluírem alimentação.
Dentro da programação religiosa, a Igreja Católica oferece diversas celebrações, além das tradicionais quermesses, sempre uma variedade deliciosa.
Para quem prefere o esporte, os campeonatos de futebol movimentam os estádios municipais. O Ginásio Docão também recebe uma vasta programação ao longo da semana, em treinamentos e competições.
Nosso querido Teatro Municipal, o CEU das Artes, as bibliotecas, sempre são espaços culturais muito interessantes, com programação vasta. Aliás, de 1º a 7 de julho, Sertãozinho recebe o 2º Festival de Teatro Infantil Altair Tardelli, com peças gratuitas todas as noites, para reunir toda a família e as crianças em férias.
Barrinha possui duas localidades muito frequentadas pelos sertanezinos: a Fazendinha e o Acampamento Vista Alegre. A Fazendinha oferece pesqueiro, tirolesa, restaurante e muita área verde às margens do rio. Passeio a cavalo para crianças e adultos, com monitor. Pesca, represas, trilhas. Espaço da bicharada com galinhas, perus, coelhos, galinhas-d’angola.
A Vista Alegre Fazenda Hotel conta com uma estrutura preparada e confortável, para que seus hóspedes desfrutem de atividades típicas de uma fazenda aliadas ao conforto de um hotel também focado no turismo rural. Para isso, desenvolve atividades pedagógicas e recreativas, proporcionando diversas formas de vivenciar o ambiente rural. Serve almoço típico rural, além de muitas atividades para as crianças.
Na verdade, cada um faz sua opção. O importante é a reunião familiar. Um sorvete em boa companhia é melhor que qualquer destino sem amor e alegria! Bom feriado.
Prof. Gilberto C. O. Bellini (Beto), mestre em Administração, professor da Fatec/Stz e da Unip/RP, é membro da ASEL - Academia Sertanezina de Letras.