Falando de Economia com Beto Bellini - Gerenciando pequenas empresas
A maior geração de empregos no mundo todo decorre das micro e pequenas empresas.
Coincidentemente, o maior nível de mortalidade empresarial também ocorre neste segmento.
Claro, quanto maior a quantidade de empresas e de emprego, é natural que o número de organizações que fecham as portas seja proporcional. Mas isso não precisa ser verdade absoluta.
Pode parecer cruel, mas nenhuma empresa quebra por culpa do governo. As empresas quebram pela falta de gerenciamento adequado, ou seja, incapacidade administrativa.
A falta de profissionalização da gestão das microempresas geralmente é associada ao fato de serem empresas familiares. Outra inverdade. A possibilidade de qualificação, através de cursos rápidos, cursos técnicos, tecnológicos e de graduação, é muito maior. Organismos como Sebrae, faculdades e governos municipais, estaduais e federal oferecem apoio com treinamento, consultoria e acompanhamento, ou seja, só quem não quer fica sem apoio e orientação e coloca em risco a continuidade de suas empresas.
A administração encontra grandes desafios, como inovação, competitividade, qualidade total. Mas ainda é muito carente de ações efetivas nas questões básicas, como recursos humanos, produção, finanças e marketing. Não se começa uma casa pelo telhado e, sim, pelo alicerce. Uma empresa com base sólida permanece vencedora por mais tempo.
Percebendo o marketing das pequenas e médias empresas como um nicho de mercado a ser explorado, alguns autores centram sua atenção em fundamentar os futuros processos de marketing, que, imagina-se, no terceiro milênio serão resumidos ao uso da alta tecnologia em substituição aos processos manuais e artesanais.
Porém, quando vamos abordar os processos de marketing, devemos estar preocupados com as estratégias, o mercado e seus segmentos, a concorrência, usando estas informações para aumentar cada vez mais a absorção dos consumidores, que seriam nosso principal foco de atenção.
Os cinco principais pontos do marketing do futuro são Mercado alvo, Área de excelência, Mix superior, Relações de marketing e Marketing eletrônico. Porém, abordando novamente a questão do marketing eletrônico e o uso de alta tecnologia para a conquista de maior parcela do mercado, devemos redobrar nossa atenção na preservação dos clientes conquistados, na manutenção da lealdade aos nossos produtos, que, por sua vez devem ser inovadores, úteis e acessíveis, frutos de uma nova relação entre empresa e cliente.
Hoje, aposta-se muito nas redes sociais e no marketing digital. Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos ou serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. Não é apenas fazer uma postagem bacana. Envolve maior interação e atenção ao mercado.
Dito isso, o caminho passa obrigatoriamente por processos gerenciais bem definidos, planejados e executados, além de ferramentas adequadas de controle. Isso muda o mundo. Isso muda o resultado de qualquer empresa.
Gilberto César Ortolan Bellini (Beto), professor de marketing do curso de gestão empresarial da Fatec Sertãozinho (www.vestibularfatec.com.br) e da UnipRP.