Falando de Economia com Beto Bellini - Melhores oportunidades para profissionais qualificados

10/06/2024

Cada vez mais comum as empresas oferecerem vagas de trabalho e não conseguirem profissionais qualificados. Apesar do alto nível de desemprego que o país atravessa nos últimos anos, muitas vagas ainda estão em aberto por falta de gente preparada para ocupá-las. Existe uma relação direta entre a qualificação profissional e o nível salarial da maioria das pessoas. Sim, algumas pessoas que não estudaram têm ótimos salários, excelente patrimônio, etc. Mas são exceções.

Recente pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que o brasileiro com curso superior ganha 225% mais do que aqueles que não concluíram a faculdade. Isso mesmo, quase duas vezes e meia! Apesar de a realidade não nos surpreender tanto, trata-se de um dado que chama a atenção para a necessidade de buscar mais qualificação para, assim, conseguir melhores oportunidades e maiores salários.

O fato é que existem vagas, mas faltam profissionais prontos para ocupá-las. Mais estudo, maiores oportunidades. Quando o assunto é dinheiro, ou melhor, a forma como lidamos com o dinheiro, é mais do que natural o fator educação ser um elemento-chave. Na prática, os que possuem mais estudo e conhecimento quase sempre têm a mente mais preparada para buscar os melhores produtos e oportunidades.

Voltando ao tema da pesquisa, em dois profissionais convivem com a diferença de 225% no salário recebido no final do mês. Qual destes cidadãos terá condições de viver dias melhores e manter a tranquilidade no futuro? Quem poderá consumir mais e melhor?

É verdade que precisamos adequar o padrão de vida, priorizar os investimentos e o planejamento para o futuro. Também concordo e defendo que ganhar bem não é a única questão que deve ser levada em consideração quando está em discussão a construção de patrimônio. O importante sempre é gastar menos do que se ganha e aprender a multiplicar parte das receitas.

 

Experiências e oportunidades para o resto da vida

O que fica explícito é que os que decidirem investir em formação, mesmo despendendo recursos para isso, terão “a faca e o queijo na mão” para, profissional e financeiramente, serem recompensados.

Não basta apenas possuir um diploma. Ele é extremamente relevante em um país como o Brasil, mas a experiência de vida, os contatos e amigos que esse período de formação oferece para o estudante são igualmente especiais.

A diferença de salário entre homens e mulheres, mesmo ainda existindo, vem diminuindo nos últimos anos. A conclusão do estudo é que o quesito educação é um dos fatores que desencadeiam o sucesso profissional. Logo, o investimento em educação é um dos segredos do sucesso. Esse sim tem “rentabilidade” garantida!

A empresa de consultoria Right Management Consultoria divulgou um dado curioso: se possuíssem formação em TI, cerca de 70 mil brasileiros estariam empregados hoje. Este é um dos motivos pelo qual vagas para analistas de sistemas, programadores, consultores, técnicos, entre outras ligadas a Tecnologia da Informação e informática, encontrarem tanta dificuldade para serem preenchidas. Segundo especialistas, para atuar nesta área, o conhecimento técnico é essencial, o que faz com que um curso superior ou técnico seja indispensável neste setor. Além disso, mais do que em outros mercados, o conhecimento em Inglês é fundamental para a formação de um bom profissional, garantindo quase sempre maiores salários.

A Fatec – Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho, faculdade estadual, gratuita, oferece oportunidade para quem busca ensino de qualidade. Além do ingresso através do processo seletivo (vestibular), as pessoas que já possuem curso superior podem ingressar nas vagas remanescentes e buscar uma segunda formação. Aqueles que estavam cursando outras faculdades, trancados ou não, podem eliminar as matérias já cursadas e ganhar tempo na obtenção do diploma. A faculdade oferece os cursos de Gestão Empresarial (Administração) nos períodos da manhã e noite, Mecatrônica (manhã), Manutenção Industrial, Gestão da Produção e Mecânica no período da noite. Maiores informações pelo site www.vestibularfatec.com.br .

 

Gilberto César Ortolan Bellini, mestre em administração, professor do curso de Gestão Empresarial da Fatec/STZ e da Unip/RP, é membro da ASEL - Academia Sertanezina de Letras.