Falando de Economia com Beto Bellini - O que falta é atitude
Existe uma frase atribuída ao Dalai Lama que diz: “Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem o presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido”.
Viver cada momento intensamente, mas com coerência, consciência e planejamento permitem ao trabalhador uma relação pacífica com seu dinheiro, renda e despesas. Conhecer sua vida econômica, planejar e organizar sua rotina para que os gastos não excedam os ganhos e, ao mesmo tempo, ser beneficiário daquilo que o dinheiro alcança.
Outra frase atribuída ao mesmo autor aponta que “Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.
A frase reforça a necessidade de aumentarmos nossa capacidade de ação, de construir nossa própria história, nossas conquistas e realizações, ainda hoje. Isso é uma decisão de cada um. Se eu quero minha cidade melhor, preciso fazê-la assim. Se quero minha vida mais tranquila, escolho o caminho para isso.
Em sala de aula, apontamos aos nossos alunos que existem as competências duráveis do administrador, que são o conhecimento (saber, know-how, informação, atualização profissional e reciclagem constante); a perspectiva (saber fazer, visão pessoal das coisas, maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações) e, por fim, a atitude (saber fazer acontecer, comportamento ativo e proativo, ênfase na ação e no fazer acontecer, espírito empreendedor e de equipe, liderança e comunicação).
Mas não é só o administrador. Transferindo isso para nossa vida, pessoal e profissional, entendemos claramente que o conhecimento é imprescindível. Precisamos de mais informações e que sejam de melhor qualidade. Fontes múltiplas para construir o conhecimento. Só quem é muito preguiçoso prefere continuar ignorando o conhecimento, cada vez mais acessível e barato.
O conhecimento é útil quando temos perspectiva, quando sabemos fazer. Boas ideias ficam melhores quando têm sentido prático, utilidade. Mas, sem atitude, sem fazer acontecer, nada acontece.
Ficar em casa sentado, reclamando que a vida está difícil, não trará comida ao seu prato. Lamentar que está gastando muito sem tentar controlar seus gastos ou mudar sua rotina, fazer sacrifícios e escolhas diferentes não mudará sua saúde financeira. O que falta é atitude. Coragem para mudar e ajudar a construir algo melhor. Quer ter um curso superior? Faça sua inscrição para cursar gestão empresarial no período matutino pelo endereço www.vestibularfatec.com.br e conheça também os outros cursos da unidade Sertãozinho.
Participar ativamente da vida de sua família, de seu grupo de amigos, da sua empresa e sua cidade é regra fundamental para quem quer ser protagonista da própria história. Portanto, se não podemos refazer o nosso começo, vamos construir um novo fim. Vamos mudar, passo a passo, a maneira de agir e enfrentar as adversidades. Levantar a cada tropeço, persistir sempre.
Gilberto César Ortolan Bellini, mestre em administração, professor do curso de Gestão Empresarial da Fatec/STZ e da Unip/RP.