Falando de Economia com Beto Bellini: Quero ficar rico!

Falando de Economia com Beto Bellini: Quero ficar rico!
15/07/2024

Aposto que o título ficou interessante. E, como já dissemos, você consegue. E não é tão difícil assim, com planejamento e disciplina.

Duas questões determinam esta jornada rumo à tão sonhada fortuna material. Primeiro: dimensionar o montante desta riqueza. Quanto você quer acumular de patrimônio para considerar-se rico? Para alguns autores, rico não é quem mais tem, mas quem menos precisa! Determinar exatamente quanto é seu objetivo – e se ele é possível de ser alcançado – é o primeiro passo para iniciar sua caminhada. Partindo desse objetivo, siga um roteiro de planejamento de marketing: estratégias, táticas, plano de ação e controles, principalmente.

Ferramentas de controle!

A segunda questão é: como atingir este objetivo e em quanto tempo? A resposta está diretamente associada ao seu interesse e disponibilidade em cometer sacrifícios para alcançar sua meta. Se você não renuncia aos exageros, passeios, baladas e outros supérfluos, certamente terá um trajeto mais tortuoso. Ou ainda, se pretende trabalhar pouco e ganhar muito, a sorte precisa estar do seu lado. Volto aos gurus da auto-ajuda: sorte é o momento que a oportunidade e a preparação se encontram. Portanto, sem conhecimento, perspectiva e atitude, seu momento da alegria fica mais distante.

Pesquisando alguns autores que insistem em criar fórmulas mágicas para a riqueza, encontrei alguns pontos comuns. Principalmente pelo fato de todos, sem exceção, insistirem na necessidade de planejamento e controle das despesas domiciliares e do aumento da renda mensal. A regra é clara: ganhar mais e gastar menos, evitando dívidas e investindo corretamente seus recursos.

Gastar menos é uma questão óbvia, mas infelizmente muitas pessoas não a seguem! Alguns dizem "não quero sacrifícios" ou "não abro mão das coisas boas da vida só para juntar dinheiro", esquecendo que basta apenas buscar economizar o suficiente para começar a construir seu patrimônio!

Se você gasta mais do que ganha, você jamais conseguirá sair do débito. Se você gasta menos, por outro lado, poderá acumular um bom dinheiro. Algumas tarefas diárias são importantes: fazer um orçamento doméstico e/ou de sua empresa; identifique os gastos supérfluos e elimine-os; dos gastos essenciais, verifique o quanto pode ser economizado evitando-se o desperdício e busque formas de lazer mais econômicas, de forma a ter seus bons momentos de descanso, mas evitar gastos altos.

Aproveitando a oportunidade, é sempre bom lembrar: as melhores oportunidades estão relacionadas com a qualificação profissional. Possuir um curso superior melhora as chances do candidato, mas não é suficiente. Em algum momento, será necessário comprovar sua competência. Invista em sua formação, sua cultura geral, qualificação. Leia, estude, aprenda, seja melhor.

Prof. Gilberto César Ortolan Bellini, mestre em administração, professor de Gestão Empresarial (Administração) da Fatec Sertãozinho e Unip RP, membro da Asel – Academia Sertanezina de Letras.