Falando de economia - Nosso carro custa caro?
Conforme prometido, voltamos a falar dos gastos com automóveis.
Para saber o que fazer para reduzir o consumo do seu carro, o portal Carro Online preparou algumas dicas de economia:
A primeira é deixar a manutenção do veículo em dia, para gastar menos. Por exemplo, manter os pneus calibrados de acordo com as recomendações do fabricante, as rodas alinhadas e balanceadas e o motor em boas condições. Velas desgastadas ou desajustadas, bicos injetores e filtro de ar sujos aumentam o consumo.
O porta-malas com alguns objetos esquecidos lá ajudam no desperdício. Evite também acessórios que aumentem o atrito com o solo, como pneus mais largos, que pioram a aerodinâmica, spoilers muito grandes ou que modificam o rendimento do motor, escapamento esportivo e preparação mecânica.
Outro vilão do desperdício é o congestionamento. Mudar de horários e procurar rotas alternativas pode colaborar. Procure estudar o trajeto antes de sair de casa em vez de ficar rodando de um lado para o outro.
Acelerar menos. Os apressadinhos gastam mais. O arranque e a retomada de velocidade fazem o veículo consumir combustível. Portanto, manter a velocidade em um ritmo constante reduz o consumo.
Freie com antecedência em semáforos, lombadas e pedágios. A diferença de consumo entre uma direção suave e uma mais agressiva pode reduzir o consumo em mais de 50%. Tirar o pé na estrada também faz diferença.
Que o ar-condicionado é um péssimo equipamento para a economia não é novidade. Procure usá-lo de maneira inteligente, rodando com os vidros abertos até que o calor acumulado no interior se disperse, por exemplo.
Quando for abastecer, procure postos confiáveis, de marcas conhecidas. Dê preferência sempre à gasolina aditivada, cuja composição contém dispersantes e detergentes que ajudam a reduzir a carbonização interna do motor. Se o motor de seu carro começar a engasgar e falhar repentinamente, mude imediatamente de posto.
Não desligue o motor em paradas rápidas, como no trânsito ou nos semáforos. O consumo nesse momento é pequeno - de 1 a 2 litros por hora. E, para dar a partida, o carro acaba gastando mais. Desligue o veículo somente se a parada exceder três minutos.
Seguindo essas dicas, é possível economizar e não sofrer tanto diante da bomba de combustível e do extrato bancário.
Na hora de comprar um carro usado, pesquise com muita atenção. Se você gostou do carro, leve para o seu mecânico verificar estes itens:
1 – Situação do óleo do motor.
2 – Se a ventoinha do motor funciona.
3 – O aspecto do líquido de refrigeração do motor. Não deve ter sujeira e nem oleosidade.
4 – Verificação do filtro de ar; dos tubos, cabos e correias do motor.
5 – Detecção de ruído estranho no motor e prováveis problemas.
6 – Avaliação da suspensão, freios, direção hidráulica, escapamento, etc.
Não esqueça de dar uma volta com o carro para ver se sente confortável com ele. Mesmo que entenda de algum assunto, peça conselho para quem entende mais que você. Dependendo do problema que o carro apresentar, negocie um desconto no preço e calcule se vale a pena.
Prof. Gilberto César Ortolan Bellini, mestre em administração, é professor da Fatec Sertãozinho (www.vestibularfatec.com.br) e da Unip/RP.