FÉRIAS - Brincadeira perigosa: cerol em linhas de pipas pode provocar graves acidentes e até matar

FÉRIAS - Brincadeira perigosa: cerol em linhas de pipas pode provocar graves acidentes e até matar
13/07/2015

Fernando Laurenti

Soltar pipa é uma brincadeira comum entre as crianças há décadas. Atividade muito gostosa  em dias de vento e que também pode ser muito relaxante e divertida, desde que haja um certo cuidado para evitar acidentes.

 

O diretor da Guarda Civil Municipal, Humberto Coelho, destaca a importância das crianças estarem sempre acompanhadas por um maior responsável. “Os pais devem estar atentos com os seus filhos, principalmente nesta época de férias. E ainda sempre procurarem um lugar que possa trazer segurança a todos que estão se divertindo”, disse Humberto.

 

O importante é seguir as instruções para aprender a soltar pipa e se divertir muito: não empinar pipas perto de rodovias, estradas, fios de energia e muito menos usar linha com  cerol. As melhores opções são parques, campos no que diz respeito a empinar pipas, quanto mais espaço  tiver, maior será  a diversão. O local deve ser apropriado, sem fios elétricos. NUNCA usar linhas com cerol e cuidados ao atravessar as ruas e avenidas. Bom mesmo que seja em um parque para não estarem próximos a vias perigosas”, destaca Humberto.

Vários acidentes já foram registrados envolvendo motociclistas que foram surpreendidos no trânsito com linhas de cerol.  Já ocorreram mortes provenientes de acidentes relacionados com a soltura de pipas com linhas de cerol. É uma pratica condenada pela sociedade, mas infelizmente ainda existem pessoas desavisadas ou inconsequentes que, a qualquer minuto, podem provocar graves acidentes.

E as leis para vetar esta prática?

 

“Sim, o cerol é muito perigoso. Existe uma lei municipal que pune quem vende este tipo de produto para os jovens. Nós da Guarda apreendemos as linhas e as pipas. E, se alguém souber da venda deste tipo de produto, pode e deve denunciar o estabelecimento ou até mesmo a pessoa, que nós estaremos tomando todas as providências. O nosso telefone é 199”, esclarece Humberto Coelho.


      É fácil saber qual é o melhor dia para fazer a pipa subir. Se não há nenhuma folha caindo no chão e elas estão se remexendo suavemente nas árvores, então encontrou o tempo perfeito. Ventos de 8 a 40 km/h são exatamente o que se procura. Para saber se o tempo está realmente bom, pegue uma bandeira ou uma biruta e veja o que acontece com elas, antes de se decepcionar com a impossibilidade de fazer sua pipa voar.

      Soltar pipas apenas em condições seguras  quer dizer que não se deve empinar pipa em dias de chuva ou com muitos raios. Nas nuvens, existe eletricidade e ela é facilmente atraída por linhas molhadas de pipa, como acabou descobrindo Benjamin Franklin, o inventor do para-raios.