Frente fria chegou, mas não para todos: veja onde cai a temperatura no Interior de SP

Frente fria chegou, mas não para todos: veja onde cai a temperatura no Interior de SP
09/09/2024

Previsão do Cepagri da Unicamp aponta que impactos na temperatura causados pela nova frente fria devem ser breves e limitados a uma área pequena do estado

 

A frente fria que avançou do Sul do país chegou ao Estado de São Paulo durante a tarde desta quinta-feira (5). O sistema passa pelo litoral e deve dar um breve alívio no "calorão" extremo que predomina no território paulista entre hoje e amanhã (6), mas a queda nas temperaturas deve ficar restrita a uma pequena área do estado, afetando diretamente apenas algumas cidades do interior de SP.

 

Onde cai a temperatura no Interior de SP com nova frente fria

De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, impactos na temperatura causados pela nova frente fria devem ser breves e limitados a uma área pequena do estado, na “metade Sul”. No Interior, isso inclui as regiões de Itapeva, Sorocaba e Vale do Paraíba, mas ainda envolve o litoral e a Região Metropolitana de São Paulo.

Em Itapeva, por exemplo, o Climatempo aponta que a temperatura máxima vai cair de 27°C para 23°C nesta sexta-feira (6). Já na capital, a máxima cai de 25°C para 22°C. Mas a previsão de destaca que a elevação térmica já volta a ser retomada no sábado (7).

Na grande maioria do território paulista, a expectativa é que as temperaturas sigam elevadas. Em algumas cidades, a frente fria pode causar quedas pouco significativas na sexta-feira (6), como em Campinas, que vai ter a temperatura máxima caindo de 35°C para 31°C, e a mínima passando de 17°C para 16°C.

 

Chuva e ventania

Apesar de atingir diretamente apenas uma parte do Estado de São Paulo, o Cepagri indica que o sistema deverá atenuar brevemente a situação de “calorão”, tempo seco e ar poluído.

Rajadas de vento da ordem de 60 a 70 km/h podem ocorrer entre o final da tarde desta quinta-feira (5) e as primeiras horas da noite. De acordo com o Cepagri, a ventania pode levantar poeira, ocasionando redução de visibilidade e podendo intensificar focos de queimada, favorecendo sua propagação e dificultando seu combate. Além disso, há possibilidade de quebra de galhos de árvores e danos a estruturas precárias.

A previsão para a sexta-feira (6) é de céu parcialmente nublado pela manhã, passando a céu claro a partir da tarde. Ventos moderados a fortes também são esperados durante toda a madrugada e manhã, perdendo intensidade ao longo da tarde.

Eles devem favorecer a dispersão dos poluentes atmosféricos. Também proporcionam a entrada de umidade do oceano, aliviando um pouco o tempo excessivamente seco, e temperaturas ligeiramente mais amenas, completa a previsão.

 

https://www.acidadeon.com/