Fundo Social lança campanha de arrecadação de medicamentos para a “Farmácia Solidária”
Na manhã da última quinta-feira, 19, a Administração Municipal, por meio do Fundo Social de Solidariedade, lançou a campanha de arrecadação de medicamentos para o Programa “Farmácia Solidária”, que foi instituído pela Lei nº 5.669, de 22 de abril de 2014, de autoria do Executivo Municipal que, após contribuições do Legislativo do município, a partir de agora, está sendo colocado em prática.
A ação ocorreu no Paço Municipal e contou com a participação de autoridades municipais, com destaque para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni; do vereador Nilton César Teixeira, representante da Câmara Municipal; e da secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro. Representantes de farmácias e drogarias localizadas no município, do comércio, de serviços de saúde, entidades e da imprensa também prestigiaram a ação.
Na ocasião, os convidados presentes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Programa “Farmácia Solidária”, além de serem convidados pela primeira-dama, a abraçarem a campanha de arrecadação de medicamentos. “A ‘Farmácia Solidária’ terá uma importância fundamental para vários cidadãos de nossa cidade, que não possuem condições de adquirir determinados medicamentos que não fazem parte da padronização da rede municipal de saúde e, por isso, não são distribuídos gratuitamente. Vale lembrar que, a Farmácia Solidária seguirá todos os protocolos exigidos por Lei para funcionamento, incluindo o atendimento a todas exigências da Vigilância Sanitária”, pontuou Tatiane Guidoni, que completou: “outros pontos importantes do Programa são a destinação útil às sobras de medicamentos que temos em casa, com os objetivos de evitar a automedicação, que é um risco para a saúde, e incentivar a preservação ambiental”.
A secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro, mostrou-se muito satisfeita com o lançamento da campanha de arrecadação de medicamentos. “Eu acredito muito nessa iniciativa e tenho certeza que ela beneficiará muitos cidadãos. A Secretaria de Saúde apoia essa ação e esperamos que haja uma boa adesão por parte da população, serviços médicos e farmácias”, comentou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Nilton César Teixeira também expressou apoio à campanha. “É uma iniciativa brilhante, que a Câmara Municipal tem satisfação em apoiar, e que temos certeza de que será um sucesso, como todas as outras ações que são realizadas com muita seriedade e competência pelo Fundo Social”, declarou.
Ao final da ação, diversos convidados interessados em apoiar a campanha retiraram as caixas para arrecadação dos medicamentos, que já estão disponíveis em diversos pontos da cidade, como próprios públicos e farmácias, por exemplo.
Para doar os medicamentos é preciso saber:
A Farmácia Solidária aceitará todo tipo de medicamento até 30 dias antes de sua data de vencimento. Valem todos os tipos de comprimidos, desde que as cartelas não estejam cortadas e com a data de validade e lote ilegíveis, além das ampolas de injeção. No caso de xaropes, outras medicações líquidas e pomadas, os remédios só serão aceitos se estiverem lacrados, para evitar o risco de contaminação. Medicamentos manipulados não serão aceitos.
As doações nas caixas coletoras disponibilizadas pelo município serão aceitas até o dia 15 de junho, já que a Farmácia Solidária, denominada “Celso Magon”, tem inauguração prevista para a segunda quinzena do mês que vem.
Para se tornar um ponto de arrecadação ou caso queira esclarecer dúvidas sobre a campanha, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, através do telefone 3947-7374. (Assessoria de Comunicação PMS)