GACC Ribeirão Preto

16/10/2023

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Ribeirão Preto é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos.  

 

Oferecemos atendimento integral e acolhimento às crianças e adolescentes com câncer e seus familiares, pois, após o diagnóstico de câncer. a família, muitas vezes, passa por uma situação de vulnerabilidade social, param de trabalha e muda de município à procura de tratamento. O serviço ofertado pelo GACC tem por objetivo principal garantir a proteção integral, possibilitando o tratamento oncológico. 

A Casa de Apoio do GACC atende em média 250 crianças e adolescentes por ano, ofertando em média 3.201 hospedagens e oferecendo 15.490 refeições ao ano.  

Em 2022, realizamos uma parceria com o Lions Club internacional para a construção e ampliação da Casa de Apoio do GACC. Foram construídas mais três suítes, uma sala, copa e uma Sala de atividades socioeducativas, possibilitando o aumento no número de atendimentos na instituição de até 60%.   

O acolhimento das famílias nesse momento de tratamento das crianças com câncer é de suma importância para prevenir o abandono e aumentar as chances de cura do câncer infantil.  

 

A importância do diagnóstico precoce do câncer infantil 

O câncer infantil é uma doença rara. No Brasil, estima-se que teremos em 2023 em torno de 7.930 casos novos de câncer em crianças e adolescentes. E está sendo considerada a maior causa de morte na faixa etária de um a 19 anos e a segunda maior causa de hospitalização de crianças e adolescentes no país.  

Os principais sintomas podem ser facilmente confundidos com doenças típicas da infância, porém, se persistirem, é necessário o encaminhamento médico para aprofundar melhor a investigação através de exames. Pode-se observar os seguintes sintomas: palidez, hematomas sem motivo, dores ósseas, cansaço, irritabilidade, perda de peso inexplicada, dores de cabeça seguidas de vômitos, alterações de comportamento, desequilíbrio ao andar, caroços ou inchaços indolores, alterações oculares, como manchas brancas nos olhos, estrabismo, entre outros, que podem ser evidenciados e sugerir que algo está errado. As famílias precisam estar alertas para procurar a avaliação de um médico pediatra e investigar os sinais e sintomas percebidos o mais brevemente possível. Se confirmado o diagnóstico precoce, é necessário que seja encaminhado para um centro especializado, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Mais informações, consultar as redes sociais e o site do GACC-Ribeirão Preto: 

 

www.gaccribeiraopreto.com.br 

Face: @gaccribeirao 

Insta: @gacc.ribeirao