Galapagos na Agrishow: confira o que foi destaque na feira

Galapagos na Agrishow: confira o que foi destaque na feira
06/05/2024

A empresa esteve situada no estande e13

A Galapagos Capital, companhia de investimentos full service com cerca de R$ 23 bilhões sob gestão, marcou presença pela segunda vez consecutiva na maior feira do setor de agronegócios da América Latina, a Agrishow. A empresa abriu sua participação na feira, em Ribeirão Preto, com a palestra “As Perspectivas para o Agro Brasileiro 2024". O debate teve por objetivo trazer insights sobre o futuro do agronegócio no Brasil e contou com a participação de Marco Bologna, sócio-fundador da Galapagos Capital, Jacyr Costa Filho, presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, Francisco Matturro, vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), e Antonio Carrere, vice-presidente de Vendas e Marketing para a América Latina na John Deere.

No segundo dia da Agrishow, a Galapagos teve uma conversa sobre os primeiros passos para acessar o mercado de capitais com Ricardo Ticoulat, sócio da Galapagos, Augusto Moreira, coordenador de Mercado Financeiro da AgroInsper, e Gabriel Lucas Frare, presidente da AgroLink. Outro destaque foi o Talk Show das Mulheres, no terceiro dia da feira, sobre os desafios e as oportunidades encontrados pelas mulheres no agronegócio.

Segundo levantamento do IBGE, apenas 20% das propriedades rurais são lideradas por mulheres. Para o sócio e gestor da Galapagos Capital, Marco Bologna, há muito espaço para ser explorado na gestão dessas propriedades. “É preciso falar mais, por exemplo, sobre como o mercado de capitais pode ajudar na gestão do agronegócio brasileiro, que hoje ainda depende muito das cooperativas de crédito”, diz Bologna. As cooperativas entregam crédito para o curto prazo, para a safra, para um momento específico da produção. “Ao entrar no mercado de capitais, a gente olha para o crédito a longo prazo, para projetos mais longos. Isso envolve, inclusive, uma governança diferente dentro da propriedade rural e demonstra maior profissionalização por parte da empresa”, diz Bologna.

A Galapagos é reconhecida por oferecer soluções inovadoras para suprir as demandas financeiras do agronegócio por meio de operações de crédito privado via mercado de capitais (Fiagros, FIDCs, entre outros). O movimento da empresa vem ao encontro do atual contexto do agronegócio, que está cada vez mais conectado ao setor privado e ao mercado de capitais para se financiar. O agro corresponde a 25% do PIB nacional e cerca de 20% investimentos provindos de crédito privado, segundo dados de 2023.

O estande da Galapagos Capital esteve aberto para visitação das 9h às 18h, em todos os dias da Agrishow 2024.

Sobre a Galapagos Capital

A Galapagos Capital é uma companhia de investimentos full service. Fundada em 2019 por executivos seniores com vasta experiência de mercado, seu grupo econômico conta com mais de 340 profissionais em onze escritórios no Brasil, um em Miami e outro em Genebra. Possui mais de 50 mil clientes e cerca de 23 bilhões de reais sob gestão.

Informações para a imprensa - NOVA PR