Gentileza faz um bem danado!
Há um bom tempo, penso em escrever sobre uma atitude que acho primordial para os seres humanos, mas que, infelizmente, percebo que falta a alguns de maneira muito intensa. Trata-se da GENTILEZA. Uma palavra tão pequena, mas que faz um bem enorme para os seres humanos – o benfeitor e o receptor.
A gentileza, que é definida no dicionário como ação nobre, distinta ou amável; qualidade ou caráter de gentil, pode ser transmitida ao outro através de um gesto, um olhar, uma atitude ou por meio de palavras. E ela tem o incrível poder de mudar o momento de uma pessoa – ou mais –; para melhor, claro!
Para ser gentil, não precisa de muita coisa. Basta vontade e uma dose de empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro. Para isso, devo fazer ao meu semelhante o que gostaria que fosse feito comigo, caso estivesse do lado oposto.
Assim como aquela frase clichê, mas que não custa lembrar, “gentileza gera gentileza”. Se quero que alguém seja gentil comigo, também tenho que ter atitudes gentis, como dar um bom dia, sorrir ao cumprimentar – pode ser com os olhos mesmo –; pedir algo de forma respeitosa, agradecer; e até tolerar certos dissabores do dia a dia. Assim, tudo tende a ser ou ficar melhor. E a GENTILEZA vai ganhando espaço.
Alguns poderão afirmar que não dá para ser gentil sempre. Eu discordo, pois penso que, até quando somos tratados de forma hostil pela outra pessoa, que pode estar num momento não muito bom, quando a GENTILEZA parte do outro, existe a possibilidade da quebra do gelo e quem sabe começa a brotar aí a chance de o primeiro reconhecer que nem tudo será resolvido de forma rude.
Claro que alguns dias não estamos muito bem pessoalmente, não queremos conversa, estamos ranzinzas, mal-humorados, e até às vezes preferiríamos viver momentos de solidão para não ter que cruzar com outras pessoas. Porém, não vivemos numa bolha e vamos encontrar outros indivíduos pelo caminho. Pode ser na rua, no trabalho ou até em casa (para aqueles que não moram sozinhos). Aí que a GENTILEZA deve chegar, porque ambos ganharão com tal atitude.
Acredito que a GENTILEZA recebida ou exercida tem um poder enorme de transformar o meu dia, o seu dia e o de todos, porque ela aquece o coração, leve embora – mesmo que por alguns momentos – a tristeza, o desânimo, entre outras coisas ruins, e nos estimula a viver um dia e uma vida melhores.
Pratiquemos mais a GENTILEZA, mesmo nos momentos em que tudo está pesado. Assim, a leveza vai chegando.
POR; TATIANE CRISTINA PEREIRA GUIDONI GIMENEZ
JORNALISTA – MTB: 47.966
INSTAGRAM: @tatianeguidonigimenez