Homenagem: Uma lição de amor ao próximo. Até breve, papai.
Nossa última conversa, no quarto do hospital, fugiu ao roteiro tradicional. Não foi sobre a família, amenidades ou a própria internação. Foi sobre vida plena de amor. Na verdade, não foi conversa, foi uma palestra que eu escutei e guardei no coração.
O Dr. Bellini discursou por quase meia hora, falando sobre a desigualdade, que nós não devemos depositar a responsabilidade apenas nos governantes municipais, estaduais ou federais. Que o cristão verdadeiro deve viver a caridade na prática, estender a mão aos semelhantes, ajudar sem usar isso para autopromoção. Falou sobre justiça social e solidariedade, que o homem está se perdendo ao buscar apenas acumular riquezas materiais, que os dons espirituais são maiores. Colocou a questão da dignidade humana, do acesso a saúde e educação. Não fez qualquer crítica a quem quer que fosse. Apenas falou sobre o amor, sobre viver com retidão, ajudar, servir, amar.
Ele sempre foi e será um exemplo disso que falou e viveu em seus 87 anos nesse plano terrestre. Pai amoroso, marido dedicado e apaixonado, avô sensacional, jornalista criterioso, médico sério e comprometido com seus pacientes, ativista em clubes de serviço e obras sociais por entender que assim ajudaria a construir um mundo melhor.
Acredito verdadeiramente que a sua vida não acabou. Apenas seguiu para a próxima etapa, onde já está tranquilo e feliz, preocupado em não nos deixar tristes e esperançoso de que sigamos em frente, de cabeça erguida, cada um construindo sua apropria existência.
A Prefeitura de Sertãozinho decretou luto oficial por três dias pelo falecimento do Dr. Gilberto Antonio Marques Bellini, ilustre médico, jornalista e cidadão sertanezino honrado, através do Decreto nº 8.304 de 24 de junho de 2024. Era casado desde 1967 com Maria Aparecida Ortolan Bellini e trouxe importantes movimentos religiosos para Sertãozinho. Foi fundador da Loja Maçônica Fides Et Labor em Sertãozinho, associado a outras três lojas maçônicas, e se destacou como militante em ações comunitárias. No Lions Clube em Sertãozinho, foi fundador, presidente, governador do distrito L17 (atual LC6) e notável palestrante, recebendo várias homenagens.
Na Medicina, formou-se pela Universidade de São Paulo (USP - Ribeirão Preto) e atuou como professor no Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto. Especializou-se em clínica geral, ginecologia, obstetrícia e oncologia, com significativa contribuição científica nacional e internacional. Dr. Gilberto Bellini foi fundador dos serviços IRMEV e CEDIRP, e atuou até 2019 em consultórios próprios em Sertãozinho e Ribeirão Preto.
Iniciou sua trajetória no jornalismo universitário, trabalhando posteriormente no extinto Diário de Notícias e em diversos jornais, como A Cidade e O Diário da Manhã. Em Sertãozinho, colaborou com O Monitor, Momento Atual e Jornal Agora. Fundou e redigiu diversas revistas do Lions Clube e colaborou com publicações científicas e maçônicas. Era membro da Academia Sertanezina de Letras. Recentemente, teve seu nome concedido ao complexo turístico na Via de Acesso Octávio Verri.
Gilberto César Ortolan Bellini, mestre em administração, professor da Fatec e da Unip, membro da Asel, e muito orgulhoso de ser filho do grande Gilberto Antônio Marques Bellini.