IGREJA - Comunidade de São José Operário, da Fazenda Experimental, completa 60 anos

27/04/2016

Fernando Laurenti

Para comemorar o sexagésimo aniversário de fundação da Capela de São José Operário, da fazenda de pesquisa do governo do estado de São Paulo,   a igreja católica prepara uma festa religiosa e social.

A festa religiosa começa no dia 1º de maio, às 8 horas, na comunidade de São José, na Cohab 2, saindo uma carreata percorrendo as principais avenidas da cidade e terminando na Fazenda Experimental, mais precisamente na Capela de São José Operário. Às 10 horas,  uma missa solene em intenção ao padroeiro e em seguida um delicioso almoço que está sendo vendido a R$15,00. Além do almoço serão montadas barracas com quitutes, doces e o tradicional espetinho do “Boi Gordo” para aqueles que não vão aderir ao almoço

Está sendo preparada uma grande festa para esses 60 anos de fundação da Capela São José Operário, da Fazenda Experimental. O Padre Ivonei Burtía vai auxiliar na celebração o Arcebispo de Guaxupé, Dom José Lanza Neto, substituindo o Bispo da Arquidiocese de Ribeirão Preto, Dom Moacir, que já tinha compromissos nessa data.

Histórico da Capela de São José Operário

Em 15 de março de 1930, por determinação judicial do presidente Julio Prestes de Albuquerque, criou-se a Fazenda Experimental de Criação, que vem trabalhando para pesquisa no Brasil, cujos seus trabalhos são reconhecidos mundialmente. Antes, naquele local, existia uma pequenina capela denominada Santa Gabriela. Os trabalhos de evangelização eram feitos apenas por fiéis bondosos que rezavam a oração do terço. Com o crescimento de leigos engajados nos trabalhos da comunidade, houve a necessidade de aumentar a capela.

 

Na época, o diretor Ademar Correia e sua esposa Mercedes Correia doaram aos funcionários um pequeno espaço para construir uma nova capela. Com o trabalho de todos da comunidade, com doações e promoções, foi-se erguendo a capela, tijolo por tijolo.

Aos dez de maio de mil novecentos e cinquenta e seis (1956), Dia da Ascensão do Senhor, houve a inauguração e bênção pelo saudoso Cônego Antonio de Oliveira. Passou-se a ser chamada Capela São José Operário. Nesse dia, cinquenta crianças, filhos e filhas de funcionários da fazenda, fizeram a Primeira Eucaristia, sendo preparadas pela Dona Mercedes e Sr. Jair Monteiro de Souza.

São José, Santo Providente, pois providenciou agentes de evangelização dedicados aos trabalhos da comunidade.  Temos, como exemplo, o senhor Antonio de Castro, senhor Biagio Oreste e outros que não mediram esforços para evangelizar, catequizando a todos.

Por volta de 1968, existia na comunidade uma equipe de congregados marianos e filhas de Maria, jovens que tinham a missão de levar a Palavra de Deus por toda região. Há relatos de que os marianos chegavam a rezar 16 terços por noite nas festas juninas. Até então, essa comunidade pertencia à Matriz Nossa Senhora Aparecida de Sertãozinho.

Em 2 de fevereiro de 1970, com o decreto do Arcebispo Metropolitano da arquidiocese de Ribeirão Preto, Dom Felício Cesar da Cunha Vasconcelos, foi criada        a Paróquia São João Batista, no bairro São João. A Comunidade São José Operário, da Fazenda Experimental de Criação, passou a pertencer à nova paróquia. Iniciou-se uma nova caminhada com mais afinco devido às Celebrações Eucarísticas frequentes.

Com passar do tempo, Dona Ângela, esposa do diretor da Fazenda, Dr. Laércio, juntamente com uma equipe, continuaram com a catequese das crianças em preparação para a Primeira Eucaristia, Sacramento da Crisma, Preparação de pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo e curso para o Matrimônio, com apoio das irmãs canossianas da Paróquia São João Batista.  

                Em 22 de julho de 1984, o Arcebispo Dom Romeu Albert fez a Celebração da Crisma para 22 jovens da comunidade e, como de costume em todas as missas solenes, a comunidade contou com o apoio da Irmã Renata Cazzaniga e com o coral do Milton Melloni.

Mais adiante, houve a necessidade de uma manutenção na capela. Os funcionários, mais uma vez, empenharam-se com os trabalhos, cada um ajudando da forma que podia. E, ainda hoje, todos trabalham fervorosamente para manter a comunidade de São José Operário. É importante recordar o empenho de todos os fiéis que contribuíram e fizeram parte do passado desta comunidade, construindo sua história.  Aqueles que hoje já se encontram junto ao Pai pela dedicação na construção do reino de Deus derramem seus olhares sobre nós hoje, que somos chamados a prosseguir com amor e encarar os desafios que Deus nos propõe ao longo dos anos.

Agradecemos aos Diretores da Fazenda Experimental que muito ajudaram a ter e manter esta capela durante todos esses anos. Agradecemos, também, aos Bispos, Padres, Seminaristas, Diáconos e irmãs canossianas que aqui passaram e deixaram preciosos ensinamentos.