INCENTIVO À LEITURA - Programa “Biblioteca Livre” é implantado em Unidade Básica de Saúde de Sertãozinho
Incentivar os cidadãos ao hábito de leitura. Foi com este objetivo que, na última terça-feira, 07, a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH), e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Chefia de Bibliotecas do Departamento de Cultura e Turismo, a Unidade Básica de Saúde “José Pereira de Carvalho”, na Cohab III, foi contemplada com a implantação do Programa “Biblioteca Livre”.
A chefe de Bibliotecas Municipais, Sônia Sarti, destacou a facilitação do acesso aos livros, como a principal característica do programa. “A ‘Biblioteca Livre’ faz um caminho inverso no processo de leitura, ou seja, leva os livros para perto dos leitores – uma facilidade que acaba incentivando o hábito de ler. No primeiro dia do programa, observamos uma ótima aceitação por parte das pessoas que, imediatamente, começaram a folhear os livros e ficaram curiosas em saber mais sobre a ‘Biblioteca Livre’, o que nos deixou bastante felizes”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, também mostrou-se feliz com a iniciativa. “É muito satisfatório ver a união de diferentes departamentos do município em torno de um bem comum. Gostaria de agradecer à Secretaria de Educação e Cultura, ao Departamento de Cultura e Turismo e à Chefia de Bibliotecas, pela viabilização do programa na unidade. Além disso, também precisamos reconhecer o trabalho valoroso que o NEPH vem desempenhando, na busca por humanizar, cada vez mais, os espaços destinados à saúde em nossa cidade”, comentou.
De acordo com a representante do NEPH, a servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Andréia Sicchieri, outras duas UBSs também serão contempladas com o programa. “As unidades “Francisco Xavier de Carvalho”, na Cohab VIII, e “Olívia Mendes Mossin”, no Jardim Jamaica, também terão suas ‘Bibliotecas Livres’, provavelmente, ainda neste mês. Com o início das atividades e a participação dos cidadãos, nosso objetivo é ir aumentando os acervos para, posteriormente, estendermos o programa às demais UBSs do município”, explicou.
Saiba mais sobre a “Biblioteca Livre”
O programa não exige procedimentos para o empréstimo dos livros, os quais podem ser levados para a casa dos munícipes e, posteriormente, devolvidos ao acervo de origem.
É importante destacar que, os leitores também podem colaborar com a diversificação do acervo, doando obras já lidas e das quais desejam se desfazer. (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertãozinho)