Indicações do uso de testosterona para mulheres
- JOÃO FERRARI - CRM-SP 201.715
O baixo nível de testosterona na mulher ocasiona várias disfunções. Sintomas como cansaço, baixa libido, depressão e um desânimo inexplicável diante da vida são alguns dos sinais mais frequentes. Hoje em dia, a busca das mulheres pela reposição de testosterona vem crescendo cada vez mais. Neste post, irei dar algumas indicações de uso da testosterona para mulheres.
Algumas das funções atribuídas aos androgênios nas mulheres seriam:
- Manutenção da libido;
- Manutenção da massa magra;
- Manutenção da densidade mineral óssea;
Porém, essa produção começa a diminuir com o passar dos anos.
Uma das queixas mais comuns das mulheres no período do climatério e no pós-menopausa é a redução no desejo sexual.
Diante dessa queixa e do diagnóstico de Distúrbio do Desejo Sexual Hipoativo, estudos apontam a reposição da testosterona como parte fundamental do tratamento.
Busque sempre a orientação médica para fazer reposição hormonal.
4 dicas para aumentar a libido
A falta de libido é uma das queixas mais comuns hoje em dia.
Veja algumas dicas que podem te ajudar a aumentar sua libido.
- Exercite-se, coma de verdade e durma o suficiente. A libido nasce da vida querendo se multiplicar. Se não estiver saudável, seu cérebro baixará sua libido, por entender que não teria condições de prover uma família.
- Cuidado com a falta de nutrientes. Para ter libido, você precisa de hormônios sexuais, como testosterona, DHEA e di-hidrotestosterona. E para fazer esses hormônios, você precisa de calorias, de boas fontes de proteína e de vitamina D, zinco, selênio e magnésio.
- Combata o estresse e a inflamação. O estresse diminui os hormônios sexuais ao mesmo tempo que aumenta o cortisol. A inflamação faz o mesmo. Meditação, lazer, adaptógenos, como a Ashwagandha, e a exclusão de alimentos inflamatórios, como açúcar e farinhas, podem te ajudar muito.
- Tente suplementos que aumentam a libido. Entre os principais, temos a Maca peruana, o Tribulus terrestris, o Long Jack e o feno grego.