Índice de Vulnerabilidade Social é muito baixo em Sertãozinho, diz pesquisa do IPEA
Sertãozinho é a cidade cujo Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) é um dos mais baixos da região: 0,186. É o que comprovam os números divulgados, recentemente, pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que comparam as condições de capital humano, como gravidez na adolescência, analfabetismo e mortalidade infantil, renda e trabalho e infraestrutura urbana, nos 5.565 municípios brasileiros.
A cidade melhorou, e muito, esses números. O IVS era 0,287, em 2000, ano da última pesquisa. Hoje é de 0,186. A média nacional é 0,326, enquanto a estadual é 0,297. Quanto menor esse índice, melhor, segundo as diretrizes do IPEA.
Os dados apontam que a Administração Municipal está fazendo a “lição de casa” direitinho, valorizando e destinando os recursos em programas sociais e educativos, bem como nas áreas de infraestrutura, atendendo, assim, dentro das possibilidades econômicas, os anseios da população de Sertãozinho e Cruz das Posses.
Em questões práticas, essas informações mostram que a redução desses números é fruto de um trabalho sério e voltado a uma série de políticas públicas sociais de boa qualidade destinadas às pessoas, garantindo, dessa forma, o acesso dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Detalhe: todo esse movimento começou pelo atual governo de Sertãozinho, que administrou o município no período de 2001 até 2008.
“De uma forma resumida, a vulnerabilidade social gira em torno das condições às quais o indivíduo tem acesso limitado ou, até mesmo, nenhum acesso. Dentro da nossa sociedade, o acesso aos direitos sociais deve ser garantido via políticas sociais públicas”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara.
O fato é que, os números divulgados pelo IPEA demonstram o comprometimento e a seriedade da Administração Municipal na gestão dos recursos públicos. “Atualmente, mesmo com a crise econômica vivenciada, procuramos atender a todos, por exemplo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e do Fundo Social de Solidariedade que, aliás, realizam um belo trabalho aliado a outras políticas públicas, para garantir aos cidadãos sertanezinos acesso aos programas sociais, conforme prescrito na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), como direito social”, comentou o prefeito Zezinho Gimenez, que acrescentou: “são muitas as ações da nossa equipe na área, com a realização de programas a todos – da criança ao adolescente até os grupos da Terceira Idade. Outra informação importante que preciso mencionar é em relação ao número de 2000, onde conseguimos uma redução no índice de 35%, ou seja, mostra que estamos no caminho certo”.
A título de curiosidade, os números do IVS das cidades vizinhas são: Pontal (0,286), Pitangueiras (0,265), Jardinópolis (0,235), Dumont (0,224), Jaboticabal (0,196), Barrinha (0,342) e Ribeirão Preto (0,235). (Assessoria Comunicação Prefeitura Sertaozinho)