INDÚSTRIA - “O momento é bom para o setor sucroenergético”, diz consultor

07/12/2015

“É um bom momento para o setor, com boas perspectivas”, disse Júlio Maria Borges, diretor da Job Consultoria, durante a 188ª reunião do GERHAI – Grupo de Estudos em Recursos Humanos na Agroindústria, realizada em parceria com o CEISE Br. O encontro aconteceu na manhã do dia 27 de novembro e reuniu profissionais de RH e líderes das indústrias do setor sucroenergético.

Borges apresentou dados relevantes quanto à comercialização do açúcar demerara que, de agosto a novembro, teve alta de preço em 50%. Segundo ele, há previsão de um déficit global de 5 milhões a 10 milhões de toneladas de açúcar até o encerramento da safra 2015/16, o que sinaliza a continuidade de aumento dos preços da commodity no próximo período.

“Diante da crise, o setor está criando condições de recuperar as perdas das últimas três safras”, avaliou Borges ao ponderar o ambiente externo, em nível mundial, a retomada do crescimento; a demanda crescente de alimentos e energia; o suporte para o preço de commoditys; e a responsabilidade com o meio ambiente.

No entanto, Borges alertou para a qualidade da gestão das empresas para que esse crescimento seja absorvido pelas mesmas. Para ele, a excelência está relacionada a questões como valores, objetivos e metas claros e de conhecimentos geral; controle de riscos – operacionais, administrativos, financeiros; e política adequada de RH – plano de carreira, remuneração justa, líderes preparados.

Endossando a temática, o diretor de Novos Negócios, Produtos e Serviços da RPA Consultoria, Marco Viana, mostrou alguns drivers que explicam o Brasil na liderança da produção de açúcar: economia de escala; safras longas; 65% da cana são controladas pelas usinas; diversificação comercial; alta produtividade da cana; setor canavieiro totalmente privado; grade indústria brasileira de variedades de cana; forte indústria brasileira de bens de capital; e presença local de fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas.

A 188ª reunião do GERHAI, e última de 2015, ainda contou a participação do gerente executivo no Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Rafael Albuquerque Braghiroli, e do diretor da LS Nogueira Consultoria, Danilo Terra, que apresentaram as possibilidades das leis de incentivos fiscais em prol de projetos sociais.

Desafios da Comunicação em tempos de crise

Compartilhamento e diálogo foram as ideias defendidas durante a palestra da consultora em comunicação empresarial, Renata Di Nizo. Segundo ela, os conceitos foram identificados através de pesquisas realizadas em algumas empresas, nas quais os colaboradores relataram as dificuldades da comunicação interna.

De acordo com Di Nizo, as entrevistas revelaram que grosseria, omissão e falta de feedback são compreendidos como falta de respeito pelos trabalhadores. “Saber ouvir as pessoas é inteligência aplicada na solução de problemas”, sugeriu ela. (Assessoria Imprensa CEISE Br)