INTEGRAÇÃO - Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania promove festas juninas em seus equipamentos sociais
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania aproveitou o ensejo das tradicionais festas juninas, para promover momentos de integração e alegria, para os cidadãos atendidos em seus equipamentos sociais.
As comemorações aconteceram em todos os Centros de Referência de Assistência Social de Sertãozinho e Cruz das Posses, incluindo a extensão do CRAS V, localizado na Vila Garcia; a Casa da Juventude e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Pelo contexto, duas comemorações tiveram caráter especial, a do Centro POP e da Instituição Municipal de Acolhimento de Adolescentes – setores que, a partir do empenho da Administração Municipal, passaram a trabalhar em estruturas mais adequadas aos atendimentos que realizam.
Centro POP
A comemoração aconteceu no dia 24 de junho, na sede do projeto, que funciona anexa ao Centro Comunitário do Jardim Alvorada, e contou com a participação dos 70 cidadãos atendidos, funcionários do órgão de autoridades municipais, como a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Janaína de Cássia Braga Mói Crosara, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Guidoni.
Animados, parte dos cidadãos atendidos pelo Centro POP apresentou uma quadrilha estilizada. A decoração do ambiente também chamou a atenção pela beleza, sendo que todos os enfeites foram produzidos durante as oficinas de trabalhos manuais, oferecidas à população em situação de rua.
O Centro POP é um projeto do Governo Federal, realizado em parceria com o Governo do Estado e com a Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, que foi implantado no município em maio do ano passado. Além dos 70 cidadãos cadastrados, o local também presta assistência e acolhimento aos moradores de rua transitórios, que estão de passagem pela cidade, por isso, em seu primeiro ano de atividades, o órgão prestou atendimento a 556 pessoas.
O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua é ofertado para aqueles que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência, e tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva do fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares, que oportunizem a construção de novos projetos de vida.
Instituição de Acolhimento de Adolescentes
A confraternização ao estilo caipira, realizada no dia 26 de junho, marcou a entrega dos trabalhos realizados pela Administração Municipal, recentemente, de reforma e ampliação do prédio que abriga a Instituição de Acolhimento de Adolescentes, onde foram investidos cerca de R$ 177 mil, em prol da melhoria do bem-estar dos adolescentes que residem no local.
Na ocasião, os adolescentes atendidos interagiram de forma descontraída com os profissionais que atuam no local; além disso, para algumas autoridades foi o momento oportuno para conhecerem o espaço, sendo que estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Janaína Crosara; a secretária da Fazenda, Marli Aparecida Ferreira Bozzo; o vereador Adenir José Soldera; a diretora da DRADS (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Ribeirão Preto), Delvita Pereira Alves; o promotor de Justiça de Sertãozinho, Dr. Daniel José de Angellis; e a coordenadora da Instituição, Solange Tomazeli Zamoner.
As autoridades presentes foram unânimes nos elogios à estrutura do abrigo e à atuação dos profissionais. “Sabemos da seriedade com a qual os funcionários do abrigo conduzem os atendimentos aos adolescentes, que tiveram algum direito violado. A estrutura é excelente, segura e o município está de parabéns”, declarou o promotor, Dr. Daniel José de Angellis.
“Fico emocionada ao me deparar com uma estrutura como essa, feita em detalhes e com muito carinho. Esse abrigo deveria servir como modelo para outros municípios, demonstrando toda a responsabilidade da Administração Municipal, para com a juventude”, afirmou a diretora da DRADS, Delvita Pereira Alves.
Vale lembrar que, a Instituição de Acolhimento de Adolescentes contribui, principalmente, para prevenir o agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos familiares.
Com capacidade de atender até 20 jovens, com idades entre 12 e 18 anos, de ambos os sexos, que residem no município de Sertãozinho e no Distrito de Cruz das Posses, o órgão trabalha sob avaliação, supervisão, orientação e acompanhamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, da Justiça da Infância e da Juventude, e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
(Assessoria de Comunicação PMS)