Inverno: Época comum para Doenças da Pele
Por Dra Thaís Aranda CRMSP 140.556
As baixas temperaturas do inverno favorecem o surgimento de diversas doenças dermatológicas. Nossa pele sofre mais nesta época, especialmente pelos banhos quentes e demorados, que embora sejam relaxantes e agradáveis, ressecam a pele, diminui a proteção natural, deixando-a mais vulnerável e com aspecto opaco. Isso acontece porque a água quente retira a oleosidade local, levando a desnaturação das proteínas. Além disso, no inverno transpiramos e produzimos menos sebo, o que leva a redução do manto lipídico, filme que age como protetor natural e nos protege no frio, de bactérias, fungos e poluentes do ar. Com o enfraquecimento desta barreira, as consequências são: irritação da pele, coceira, perda de luminosidade, ressecamento e em alguns casos fissuras.
QUAIS SÃO AS DOENÇAS MAIS COMUNS DO INVERNO?
Dermatite atópica: mais frequente em crianças, especialmente as que sofrem de doença respiratória, comprovando as alterações do sistema imune. Elas desenvolvem também prejuízos na barreira natural da pele. As lesões avermelhadas que evoluem com coceira local, ocorrem normalmente na região posterior dos joelhos, pescoço e dobras dos braços. A base do tratamento é hidratação adequada.
Psoríase: doença inflamatória crônica não contagiosa que ataca a pele, as unhas e o couro cabeludo. Em casos mais graves até as articulacoes. Fenômenos emocionais são frequentemente associados a piora dessa doenca, que tem predisposição genética e hereditária. A hidratação corporal alivia bastante nos períodos de crise.
Dermatite seborreica: a famosa caspa do couro cabeludo, são placas que descamam podendo atingir a pele do rosto, do tronco e das costas, provocando coceira intensa. Piora com os banhos quentes e prolongados.
Como prevenir?
- Evitar banhos quentes e demorados, além de buchas e esfoliantes,
- Usar toalhas macias e sabonetes hidratantes,
- Fazer uso de cremes hidratantes após o banho diariamente,
- Ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas, antioxidantes e bastante líquido.
Contato: Telefone (16) 3421-7662 ou pelo WhatsApp (16) 99304-1324
Aranda Clínica está localizada na Rua Chile, n° 1711 - Sala 702 - Jd. Irajá - Ribeirão Preto.