Já ouviu falar do Venvanse?
Veja tudo o que precisa saber sobre este medicamento. O Venvanse é um estimulante do sistema nervoso central, que pode ajudar a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e a hiperatividade em pacientes com Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade ou compulsão alimentar.
Ele tem sido muito utilizado para outros fins, que não as suas indicações. Um dos principais efeitos do medicamento é a melhora do foco e, consequentemente, da performance, seja nos estudos ou no trabalho. Isso fez com que concurseiros, vestibulandos, empreendedores ou profissionais de diversas áreas enxergassem nele uma solução.
De fato, o medicamento pode otimizar o desempenho. No entanto, quando usado de forma indiscriminada, pode trazer graves consequências à saúde, levando até mesmo ao infarto. Outra via de consumo de forma indiscriminada (e até irresponsável) é em festas. Um grupo de pessoas utiliza o medicamento associado ao álcool, pois ele confere efeitos semelhantes ao da cocaína ou anfetaminas.
Age diretamente no sistema nervoso central, gerando picos de cortisol e noradrenalina. É esta ação que causa os efeitos esperados: maior atenção, agilidade no pensamento, energia, autoconfiança e até sensação de euforia. Entretanto, se usado sem acompanhamento médico, pode causar:
- Insônia;
- Dores de cabeça;
- Risco de dependência.
Para pessoas que não têm a indicação, os efeitos colaterais podem ser mais pesados. Percebe os riscos que o uso de um medicamento pode oferecer, quando tomado sem a indicação correta? O Venvanse é um bom medicamento, quando utilizado para os seus devidos fins. Os riscos estão associados a exageros ou uso de pessoas que se automedicam, o que é sempre perigoso.