Já tenho minha empresa. Preciso estudar?
Estudar é fundamental mesmo para quem já tem uma empresa, por várias razões. A atualização de conhecimentos é o fator mais importante: o mercado está sempre mudando. Novas tecnologias, tendências e práticas de gestão surgem constantemente. Estudar ajuda a manter-se atualizado e competitivo.
O mundo hoje fala muito de agilidade e inovação. Aprender coisas novas pode inspirar ideias inovadoras que podem ser aplicadas no seu negócio, ajudando a diferenciar-se da concorrência.
Outro fator é o desenvolvimento de habilidades. Além de conhecimentos técnicos, estudar pode desenvolver habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas, que são essenciais para a gestão eficaz de uma empresa. Manter as habilidades técnicas e conceituais, mas desenvolver também as habilidades humanas, relacionamento interpessoal, capacidade de liderar pessoas.
Falando nisso, temos o networking. A sua rede de contatos e relacionamentos. Cursos e eventos educacionais são ótimas oportunidades para conhecer outras pessoas do setor, trocar experiências e formar parcerias. Da mesmo forma, você melhora sua capacidade de adaptação às mudanças. O ambiente de negócios pode ser imprevisível. A velocidade da mudança é assustadora. Estar bem informado e educado ajuda a adaptar-se rapidamente a novas situações e desafios.
A busca do diploma superior e o falado crescimento pessoal. O aprendizado contínuo contribui para o crescimento pessoal, aumentando a confiança e a capacidade de tomar decisões fundamentadas. Na pirâmide de Maslow, a autorrealização ocupa o topo. É a necessidade humana mais elaborada, para poucos.
Mas se você não tem empresa, aproveite da mesma forma. Cada vez mais comum as empresas oferecerem vagas de trabalho e não conseguirem profissionais qualificados. Apesar do alto nível de desemprego que o país atravessa nos últimos anos, muitas vagas ainda estão em aberto por falta de gente preparada para ocupá-las. Existe uma relação direta entre a qualificação profissional e o nível salarial da maioria das pessoas. Sim, algumas pessoas que não estudaram têm ótimos salários, excelente patrimônio, etc. Mas são exceções.
O fato é que existem vagas, mas faltam profissionais prontos para ocupá-las. Mais estudo, maiores oportunidades. Quando o assunto é dinheiro, ou melhor, a forma como lidamos com o dinheiro, é mais do que natural o fator educação ser um elemento-chave. Na prática, os que possuem mais estudo e conhecimento quase sempre têm a mente mais preparada para buscar os melhores produtos e oportunidades.
É verdade que precisamos adequar o padrão de vida, priorizar os investimentos e o planejamento para o futuro. Também concordo e defendo que ganhar bem não é a única questão que deve ser levada em consideração quando está em discussão a construção de patrimônio. O importante sempre é gastar menos do que se ganha e aprender a multiplicar parte das receitas.
Experiências e oportunidades para o resto da vida
O que fica explícito é que os que decidirem investir em formação, mesmo despendendo recursos para isso, terão “a faca e o queijo na mão” para, profissional e financeiramente, serem recompensados.
Em Sertãozinho, a Fatec é um exemplo disso. Uma faculdade pública, gratuita, com excelentes cursos, que podem ajudar nesse processo, inclusive com cursos no período diurno, para facilitar a vida de empreendedores, jovens e donas de casa. Acesse vestibular.fatec.sp.gov.br e escolha um dos cursos da Fatec Sertãozinho
Gilberto César Ortolan Bellini, mestre em Administração, professor do curso de Gestão Empresarial da Fatec/STZ e da Unip/RP, membro da ASEL - Academia Sertanezina de Letras.