JANEIRO BRANCO - Vamos falar sobre Saúde Mental?

16/01/2017

No mês de outubro, o foco é o câncer de mama e a cor é a rosa; no mês de novembro, os trabalhos visam discutir o câncer de próstata, a diabetes e pressão arterial, e a cor é a azul; no mês de dezembro, o foco é o vírus HIV e a cor é a vermelha e, agora, em janeiro, a cor é o branco, e a pauta central é a Saúde Mental. A curiosidade é que em todas elas, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promoveu atividades para a população, levando informação e conhecimento.

Assim, até o fim deste mês, os profissionais da saúde realizarão algumas atividades no Ambulatório de Saúde Mental “Dr. Oswaldo José Ruiz Pelá”, na Cohab 3.

“‘Janeiro Branco’ é o mês dedicado para despertar a consciência da sociedade sobre a importância, significado e impacto da saúde mental na vida de todos os seres humanos. O foco das ações desta campanha está voltado à prevenção e promoção do bem-estar emocional”, comentou a assistente social do Ambulatório, Elaine Ribeiro de Barros, que completou: “no dia 03 deste mês, os usuários do Ambulatório de Saúde Mental, que fazem parte do ‘Projeto de Vida’, participaram de uma atividade, onde refletiram em grupo sobre o que é saúde mental. Eles concluíram que Saúde Mental é um conceito muito amplo e relacionaram alguns itens que contribuem para uma boa saúde mental”.

Segundo algumas definições dos integrantes, “Saúde Mental é ter equilíbrio emocional; ter emoções positivas: de amor, solidariedade, alegria e bom humor; ter bons relacionamentos; ter práticas saudáveis de vida; ser honesto consigo mesmo, ser ético e buscar a paz espiritual, e sempre traçar objetivos e novos projetos de vida”.

A segunda atividade que esses integrantes do grupo participaram, de acordo com Elaine, foi uma caminhada na praça “José Tincate”, que fica em frente ao Ambulatório de Saúde Mental, realizada na manhã da última quarta-feira, dia 11. “Para o dia 24 de janeiro, nosso Coral fará uma apresentação nas dependências do setor e também na UBS da Cohab 3”, comentou Elaine.

Saiba mais - O “Projeto de Vida” é desenvolvido no Ambulatório de Saúde Mental e é voltado aos usuários que necessitam de orientações e apoio para lidar com os problemas do cotidiano.

O projeto tem por objetivo primordial que seus integrantes possam garantir e defender seus direitos, além de contribuir para combater o estigma e preconceito que se deparam na sociedade; muitas vezes, são marcados por um rótulo de louco, perigoso e incapazes de exercerem sua plena capacidade humana, isolados do convívio social e do trabalho.

As atividades englobam oficinas, que visam estimular a participação e o convívio social. Além disso, elas são voltadas para recuperar o respeito por si próprio, a autoconfiança, a autoestima, a motivação, a convivência com as pessoas, trazendo novas experiências, amadurecimento e novos projetos de vida. (Assessoria de Comunicação PMS)