Jardim Alvorada e Centro Ferroviário terão “Arrastão Contra a Dengue” neste sábado

26/10/2015

A prevenção segue em destaque neste sábado, dia 24, com a realização de mais uma etapa do “Arrastão Contra a Dengue”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Controle de Vetores.

Das 7h às 12h, os bairros Jardim Alvorada e Jardim Centro Ferroviário receberão a ação, que tem como objetivo principal a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. “Como o Jardim Alvorada é um bairro muito grande, executaremos o mutirão em três etapas. A primeira foi na semana passada, e a segunda será neste sábado, junto com o Jardim Centro Ferroviário”, explica o coordenador do Núcleo de Controle de Vetores, Juliano Mossin, que completa: “os moradores devem descartar todo tipo de material sem utilidade, como pneus velhos; garrafas de vidro e PET vazias; recipientes diversos sem utilização, como baldes, latas, vasos e tambores; entre outros”.

Caso o munícipe não esteja em sua residência no horário da ação, apenas neste dia, antecipadamente, ele poderá deixar os materiais a serem descartados em sua calçada e/ou lixeira.

            Durante o arrastão, os agentes de controles de vetores visitarão as residências e aproveitarão para orientar os moradores contra a proliferação de roedores e escorpiões, que também oferecem riscos para a saúde humana.

Dúvidas sobre o “Arrastão Contra a Dengue” podem ser esclarecidas pelo telefone do Núcleo de Controle de Vetores: 3945-5369.

Arrastão do dia 17

No último sábado, dia 17, o “Arrastão Contra a Dengue” ocorreu nos bairros Jardim Alvorada e Jardins Paraíso I e II, totalizando 1.722 imóveis visitados.

A ação contou com a participação de 34 agentes de Controle de Vetores, 36 colaboradores voluntários, 8 caminhões e uma retroescavadeira, resultando na coleta de, aproximadamente, 18 toneladas de materiais inservíveis. “Dentre os materiais mais propícios para servirem de criadouros para o mosquito da dengue, recolhemos pias e vasos sanitários desativados; e inservíveis em geral, como copos, garrafas, latas, lonas plásticas, entre outros. Além disso, roedores e animais peçonhentos encontrados, foram prontamente eliminados”, conclui Juliano Mossin.

Vale lembrar que, o arrastão contou com o apoio da Secretária de Indústria e Comércio, Garagem Municipal, Copercana, Destilaria Santa Inês, Usina Santa Elisa e Usina Santo Antônio. (Assessoria de Comunicação PMS)