Leitura nas férias: dicas de como incentivar a leitura para crianças e adolescentes

22/01/2025

Estimulando a compreensão e expandindo a imaginação e o conhecimento, a leitura também é uma ótima fonte de diversão.

As férias de verão são um ótimo momento para relaxar e aproveitar as atividades em família. Por que não aproveitar esse tempo para incentivar o hábito da leitura? Ler ajuda a expandir o conhecimento, o desenvolvimento e a imaginação de crianças e adolescentes. Além disso, pode ser uma atividade de lazer divertida.

Um estudo da Universidade Emory, nos Estados Unidos, comprovou que a leitura faz com que o cérebro humano sinta como se o leitor tivesse realmente vivenciado o momento do livro. “A leitura proporciona uma viagem pelas ações, personagens, temas e lugares propostos no livro. Essa atividade pode ser realizada de muitas maneiras durante as férias, acessando as memórias e repertórios das crianças e adolescentes e proporcionando um momento de muita diversão”, revela Fraya da Cunha, diretora da Escola Social Marista Lucia Mayvorne.

 

Divirta-se jogando enquanto lê

O momento da leitura também pode acessar a memória e o repertório, tanto de crianças quanto de adultos. Então, aproveite para criar brincadeiras com as narrativas presentes nos livros. “Por exemplo, se a história do livro tem um barco navegando, pais e filhos podem fazer esse barco com argila ou outros itens que tenham em casa. Essas intervenções ajudam a ativar ainda mais a imaginação e a ludicidade”, sugere Fraya.

 

Comece pequeno

Para aquelas crianças e adolescentes que não estão acostumados a ler, respeitar o espaço e o tempo é essencial. Uma sugestão é começar devagar, incentivando-os a ler algumas páginas por dia, sem pressa para terminar o livro ou pressioná-los a continuar lendo os próximos.

 

Use outras ferramentas para mostrar histórias

Filmes, desenhos animados, séries e peças de teatro também contam muitas histórias retiradas de livros. Aproveite para mostrar que muitas pessoas gostam da mesma história, que o personagem é conhecido no mundo todo. Assistir a um filme também é uma ferramenta para descobrir novos ângulos.

 

Tente descobrir os temas que mais lhe atraem

É normal que crianças e adolescentes gostem mais de determinados assuntos. Esse interesse pode ajudá-los a escolher títulos. “Todas as crianças passam por fases e gostam de determinados assuntos. Incentivá-las a escolher determinados assuntos para iniciar o hábito da leitura pode ajudá-las a se sentirem mais confiantes e curiosas”, diz a diretora.

 

Embarquem juntos na jornada

O incentivo dos familiares também ajuda as crianças e os adolescentes a quererem compartilhar o livro que estão lendo no momento. Se o livro conta uma história sobre outro país, por exemplo, um tour virtual pela internet pode mostrar como é aquele lugar hoje. Ou se a história se passa em um ambiente com muitas plantas, por que não aproveitar para fazer um projeto no seu jardim ou em um pequeno vaso? “Podemos transformar esse momento de leitura em aprendizado e diversão”, reforça Fraya.

 

Nathalie Maia - nathalie@pg1com.com