LITERATURA - Festival Literário encanta o Distrito de Cruz das Posses
O Distrito de Cruz das Posses viveu, na última semana, dias de encantamento, em que crianças, jovens, adultos, estudantes e professores puderam dar asas à imaginação, com a realização do Festival Literário, na Biblioteca Pública "Prof.ª Sônia Regina Mossin Garcia", que contou, no geral, com a participação de mais de 250 pessoas.
O evento, que teve como objetivo incentivar a leitura e valorizar o conhecimento, foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a Associação SP Leituras e o Programa Viagem Literária.
Quem participou dos dois primeiros dias do evento, teve a oportunidade de aprimorar suas habilidades com as oficinas de produção literária. Na quinta-feira, dia 10, o evento foi marcado pela realização de sessões de cinema seguidas por debates conduzidos pelo presidente da Academia Sertanezina de Letras (ASEL), José Luiz de Oliveira, e pela chefe de bibliotecas do município, Sonia Maria Sarti.
Na sexta-feira, dia 11, os destaques foram os encontros de leitores com os escritores, Cláudio Martins e Cadão Volpato, que falaram sobre suas experiências em literatura, para um público bastante entusiasmado.
As atividades diversificadas do Festival chamaram a atenção da população, conforme constatou a bibliotecária Carina Gomes de Oliveira. “Durante a apresentação do cinema literário, uma moradora disse que os filhos ficavam ansiosos para ir ao cinema e ela não entendia o motivo, porque nunca tinha entrado em um. Essa mãe participou do cinema literário com as suas crianças e, ao final, emocionada, disse que pôde entender a ansiedade dos filhos com os filmes”, relatou.
A coordenadora da Biblioteca de Cruz das Posses, Ana Lúcia Santana Trovo, destacou o alto nível dos profissionais que participaram do evento. “O Festival contou com a participação de grandes profissionais. No caso dos escritores então, podemos dizer que Cruz das Posses recebeu dois grandes presentes; Cláudio Martins é autor de 48 livros infantis e tem trabalhos premiados no Brasil, na França e Suíça, além de ter sido contemplado com dois prêmios ‘Jabuti’. Cadão Volpato é um profissional igualmente reconhecido, e dividiu com o público suas experiências como jornalista, músico e apresentador”, comentou.
A chefe das bibliotecas, Sonia Maria Sarti, fez um balanço positivo da ação. “Podemos dizer que a ação foi brilhante, graças ao empenho de todos os profissionais envolvidos e às parcerias que realizamos. Esperamos que a população tenha se satisfeito com a programação, que foi elaborada com muito carinho”, afirmou.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, reforçou o compromisso da Administração Municipal em expandir as ações culturais em todo o município. “O Festival Literário foi uma extensão das ações da 13ª Feira do Livro para o Distrito de Cruz das Posses. Ficamos satisfeitos com a adesão dos moradores a esta ação, que faz parte das diretrizes da Administração, de expandir, cada vez mais, as atividades culturais e educacionais gratuitas para toda a população”, pontuou.
O evento chegou ao fim no sábado, dia 12, com a realização de uma caminhada e um passeio ciclístico, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. (Assessoria de Comunicação PMS)