Mais de 200 pessoas participam do ciclo de palestras pelo “Dia Nacional da Vigilância Sanitária”

Em destaque, a secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, abrindo os trabalhos do ciclo de palestras pelo Dia da Vigilância Sanitária
10/08/2015

Na última quarta-feira, 05, o país celebrou a primeira edição do “Dia Nacional da Vigilância Sanitária”, quando centenas de municípios organizaram ações de conscientização sobre o tema.

            Em Sertãozinho, as secretarias municipais de Saúde e de Indústria e Comércio, e o departamento de Vigilância Epidemiológica organizaram um ciclo de palestras, que reuniu mais de 200 pessoas no auditório da UNIMED.

            A ação foi aberta a profissionais da área da saúde, do setor alimentício, saúde do trabalhador, estudantes e cidadãos em geral, inclusive de municípios vizinhos. “Ficamos muito satisfeitos com a adesão das pessoas ao evento, já que o número de inscritos, ao superar nossas expectativas, aponta que os profissionais estão ávidos por atualizar seus conhecimentos. O balanço foi extremamente positivo, e gostaríamos de agradecer a todos os palestrantes, que contribuíram para o sucesso da ação”, avaliou a coordenadora da Vigilância Sanitária, Karina Solano Cândido.

            Presente à ação, a secretária municipal de Saúde, Rita Montenegro, também apontou reflexões acerca da atuação da Vigilância Sanitária. “Percebemos que, precisa haver uma mudança de postura das pessoas e dos estabelecimentos em relação ao papel do agente de Vigilância Sanitária. No geral, só se enxerga o lado fiscalizador dos serviços de vigilância, quando na verdade, esse segmento tem muito a contribuir nos âmbitos de esclarecimento e orientação”, pontuou a secretária.

Dentre os temas abordados durante as palestras, destacaram-se as boas práticas em serviços de saúde, esterilização, noção de prevenção a doenças infectocontagiosas, manipulação de alimentos, entre outros.

            Lívia Berti foi uma das participantes do evento e aprovou a iniciativa. “A ação mostrou a necessidade de prestadores de serviços, fabricantes e consumidores estarem atentos às legislações que regem os diferentes tipos de atividades voltadas à saúde, para desta forma, fiscalizarmos internamente nossos procedimentos. Além disso, o evento nos proporcionou uma visão mais ampla do papel da Vigilância e suas áreas de atuação”, comentou.

            O evento em comemoração ao Dia da Vigilância Sanitária também teve cunho solidário, pois as inscrições foram atreladas à doação de 1 Kg de alimento não perecível por participante. A arrecadação será repassada ao Fundo Social de Solidariedade, para atendimentos de urgência a famílias carentes.

            A ação recebeu o apoio do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, UNIMED Sertãozinho, Supermercado Gricki, Flexor e Supermercado Copercana. (Assessoria de Comunicação PMS)