Mais respeito com nossos animais

Feiras de Adoções são promovidas regularmente no município. Atividade ajuda a conscientizar a população
28/12/2015

O ano está acabando e, para o Departamento de Proteção Animal, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o balanço de 2015 tem se mostrado bastante positivo. O motivo: os números de serviços prestados à população, na área de bem-estar animal, cresceram muito, principalmente, se comparados aos anos anteriores.

Conforme dados fechados pelo setor até o mês de outubro, através do Canil Municipal, 1.006 animais foram adotados e conquistaram novos lares; as castrações em atendimento a protetores independentes, à população de baixa renda, animais de rua e mutirões, além do Programa de Baixo Custo / Sem Custo, oferecido pelo Núcleo de Controles de Zoonoses, somaram 2.594 cirurgias; e a participação do Departamento de Proteção Animal em ocorrências de maus-tratos e outros crimes ambientais, chegou a 1.344 casos.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, os números refletem a seriedade do trabalho executado pela equipe do setor. “Podemos avaliar os números sob duas perspectivas: primeiro, o aumento da oferta dos serviços, a partir dos investimentos da Administração na estrutura do setor e na qualidade técnica dos profissionais; e a segunda, a conscientização sobre tema, evidenciada pelo aumento no número de castrações e de denúncias de crimes de maus-tratos. Além disso, é preciso destacar o trabalho do Núcleo de Controle de Zoonoses, que é um grande parceiro, na área de controle populacional de cães e gatos”, reflete.

Confira abaixo a evolução da atuação do Departamento de Proteção Animal, em comparação com os anos de 2013 e 2014:

Serviço

2013

2014

2015

Adoções

444

734

1.006

Castrações

(Os totais incluem os dados do Núcleo de Controle de Zoonoses)

1.385

2.383

2.594

Ocorrências (maus-tratos)

1.125

1.312

1.344

 

Resumindo, em três anos, a Administração Municipal efetivou 2.184 adoções de animais; realizou 6.362 castrações e atuou no atendimento a 3.781 ocorrências envolvendo crimes ambientais.

Segundo a chefe de Educação Ambiental, Lara Sicchieri, as Feiras de Adoção de Animais, promovidas regularmente na cidade, têm auxiliado na conscientização da população. “Procuramos estar presentes em todos os eventos da Administração Municipal, com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas com informações sobre adoção, posse responsável, controle populacional e crimes de maus-tratos. Pouco a pouco, temos percebido uma mudança de postura da população em relação à causa animal, e os números apurados não deixam dúvidas disso”, comenta.

Outros números do setor

Atualmente, o Departamento de Proteção Animal também conta 43 equinos e 333 animais comunitários microchipados, lembrando que, esses últimos estão vacinados contra doenças diversas (V8) e raiva animal, vermifugados e castrados. “O êxito dos trabalhos desse setor se deve a uma série de fatores, que incluem o respaldo da Administração Municipal, o comprometimento da equipe de trabalho, o apoio dos protetores independentes e da população de maneira geral”, pontuou a chefe do órgão, Fernanda Lucas.

Saiba mais sobre a castração

O controle populacional é realizado no município, através do Programa de Castração de Baixo Custo, disponível para qualquer cidadão, e Sem Custo, para os munícipes de baixa renda.

Mais informações sobre como participar podem ser obtidas, através do telefone 3945-5369 ou pessoalmente, no Núcleo de Controle de Zoonoses, localizado à avenida José Ferreira dos Reis, 890 – Jardim Itapuã. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. (Assessoria de Comunicação PMS)

Fotos