Manifesto da Enfermagem em Sertãozinho aconteceu nessa sexta-feira, dia 9

12/09/2022

Eu, Rita, acompanhei o manifesto do pessoal da Saúde, que admiro e respeito. E compartilho essa matéria com vocês, sobre uma vergonha para nosso país: o piso salarial da Enfermagem. Não valorizando demais alguém, nem desvalorizando as outras profissões, a Saúde do nosso país teria que andar junto com Educação, só que com a valorização dos profissionais.

Confesso que, como cidadã, me envergonho de não valorizar um profissional tão importante. Saúde deveria ser prioridade para todos nós, inclusive para o STF. Lembrando que o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta sexta-feira (9) para manter suspensa a lei aprovada pelo Congresso que criou o piso salarial dos profissionais de Enfermagem, até que sejam analisados os impactos da medida na qualidade dos serviços de Saúde e no orçamento de municípios e estados.

Barroso, que é o relator do caso, se posicionou a favor de manter sua decisão individual do último domingo (4), que avalia o impacto nos serviços de Saúde e os riscos de demissões diante da implementação do piso. O prazo para que essas informações sejam enviadas ao STF é de 60 dias.