Massagens ganham impulso no mercado da beleza

Massagens ganham impulso no mercado da beleza
04/11/2024

O mercado da beleza representa 5% do PIB brasileiro, e a grande demanda pelo autocuidado incentiva o surgimento de novas franquias na área

 

É de conhecimento popular que o brasileiro é um povo muito vaidoso. Segundo uma pesquisa da Opinion Box realizada em 2023, 47% dos brasileiros consideram que a aparência física está relacionada à própria felicidade, uma autopercepção altamente influenciada pela na Era Digital. Outra pesquisa publicada pela Universidade de Brasília realizada em 2022 aponta que 30% de seus respondentes afirmam que as mídias sociais tiveram influência direta na percepção sobre seu corpo. Esse contexto de exposição a certos padrões de beleza apenas reforça a vaidade do brasileiro, o que impacta diretamente no crescimento do mercado.

De acordo com o levantamento A Economia Global do Bem-Estar: Brasil, do Global Wellness Institute GWI, entre 2020 e 2022, o mercado movimentou US$96 bilhões no Brasil, o que representa 5% do PIB nacional. Esses números classificam o país em 12° lugar no ranking mundial de países que mais faturam com o mercado da beleza. A mesma pesquisa mostra que, no segmento de “Cuidados Pessoais e Beleza”, o país ocupa a 5° posição, registrando um crescimento de 27% no período analisado.

Essa valorização do cenário de autocuidado se manifesta em diferentes ramos da estética. Seja por meio de cirurgias plásticas, cuidados com a alimentação ou com o consumo de produtos de skin care, o brasileiro busca modos de conquistar um corpo mais harmonioso. Como alternativa para atingir esse objetivo, tem-se popularizado um ramo na estética que, além de auxiliar no campo da beleza, também tem efeitos relaxantes para quem experimenta: as massagens. 

Em Goiânia, capital de Goiás, a enfermeira Mayra Moraes atua no segmento de massagens estéticas há 11 anos, e chegou a duas clínicas, que foram fechadas com o advento da pandemia. Mas, em 2023, ela reacendeu seu negócio, fundando a Fast Massagem em sociedade com o empresário Eduardo Pacheco e o médico Rodrigo José, Mayra. Em menos de um ano, já foram inauguradas 4 clínicas da Fast Massagem e estão em implantação mais 6 até o final do ano. 

Os planos do trio empreendedor são audaciosos. A expectativa é que sejam abertas 500 franquias até 2030. Cada franquia tem o potencial de gerar até 35% de margem de lucro e um faturamento mensal de até 200 mil reais.

Mayra conta que reerguer seu sonho após a pandemia foi um processo muito desafiador frente ao impacto da crise sanitária para o setor de saúde e estética, com o fechamento temporário das clínicas e a incerteza sobre o futuro. Durante o período, ela repensou o modelo de atendimento, focando em algo que realmente atendesse à nova realidade das pessoas, que pediam mais praticidade e flexibilidade. “Essa foi a inspiração para criar a Fast Massagem, um conceito inovador de massagem sem hora marcada, focado em oferecer resultados visíveis e uma experiência acessível”, diz Mayra.

Segundo dados da Pesquisa de Desempenho trimestral realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), 2022 foi um ano de retomada do crescimento para o mercado de beleza no Brasil, sendo que o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar foi responsável por faturar 33,7 bilhões de reais no período analisado. Segundo Mayra, esse foi um momento crucial para aproveitar a demanda do mercado e movimentar sua empresa.

 “Com a retomada das atividades e o aumento da procura por serviços de estética, percebemos que as pessoas estavam cada vez mais preocupadas com sua saúde e bem-estar, buscando alternativas que unissem eficiência e praticidade. A pandemia mudou a forma como muitos de nós encaramos o cuidado pessoal, e vimos nessa mudança uma oportunidade de crescer. As pessoas não queriam apenas tratamentos estéticos, mas também resultados rápidos e um atendimento que coubesse nas suas agendas lotadas. Foi essa necessidade que a Fast Massagem atendeu tão bem, e isso impulsionou nosso crescimento logo após o período mais crítico da pandemia.”, diz a empreendedora.

O serviço carro-chefe da rede é a técnica de lipo manual, desenvolvida pela Mayra, que consiste em drenagem, modelagem e redução de medidas. Maya, que possui especializações na área, batizou a técnica como Três Marias, em homenagem às suas três filhas. Além da Lipo Manual, também são oferecidas a drenagem linfática, reflexologia podal, lifting facial, antiestresse, drenagem pós-operatório, fast detox, drenagem pré-natal e drenagem pós-parto com taping. Ainda, são oferecidos outros tipos de tratamento com o uso de aparelhos, como criolipólise, lipo sem corte, corrente aussie e ultrassom pós-operatório. 

Mayra destaca que. entre os benefícios das massagens estão a redução de medidas e do inchaço, melhora da circulação sanguínea e linfática, alívio de dores e tensões musculares, aumento da vitalidade e bem-estar geral, além da prevenção do envelhecimento precoce da pele e promoção de uma recuperação mais rápida e confortável no pós-operatório. “As mãos têm um cuidado e uma atenção que não se compara à nenhuma máquina. A massagem é um ato de carinho, e agora ela também vem como um modo de amparar quem busca um cuidado a mais com o seu corpo”, conclui Mayra.

 

COMUNICAÇÃO SEM FRONTEIRAS

 

Legenda

 Rodrigo José, Mayra Morais e Eduardo Pacheco são o trio empreendedor na base da franquia Fast Massagens

 Mayra Morais, fundadora da Fast Massagens

 

Foto: Divulgação