MEIO AMBIENTE - Destilaria Santa Inês realiza ações ecologicamente corretas
Lena Aguilar
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. O momento é de ação e reflexão. O Planeta chega ao Dia Mundial do Meio Ambiente em momento crítico. É preciso agir agora para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.
Percebe-se, que a natureza se apresenta especialmente “inquieta”, com manifestações causadas ou não pelo Homem – mas que cobram um preço alto em vidas –, tais como furacões, enchentes devastadoras, deslizamentos letais, invernos glaciais e aquecimento global. Chegamos ao Dia Mundial do Meio Ambiente chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida.
Para colaborar com as questões ambientais, “a Destilaria Santa Inês realiza ações ecologicamente corretas”, disse o analista ambiental, Armando Moschen , representando a diretora-executiva Claudia Tonielo. Ele pontuou os projetos socioambientais que já são certificados: a coleta seletiva, separação de óleos lubrificantes, coleta de lixo eletrônico, controle da quantidade da água, destinação final de EPIs, destinação final de lâmpadas fluorescentes e o Etanol Verde.
“Todos temos como contribuir – direta ou indiretamente – para que a sociedade caminhe rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia. Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência pela população do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais. À iniciativa privada cabe não somente investir em conservação do meio ambiente, mas, principalmente, assumir uma postura de responsabilidade socioambiental, trabalhando de dentro para fora, com adequação de suas cadeias produtivas e meios de produção e distribuição”, avalia o analista ambinetal Moschen.
Sob um olhar de representação de uma sociedade civil organizada, os colaboradores da Destilaria Santa Inês mostram o bom exemplo de praticar as ações desses projetos socioambientais. Sendo que no departamento pessoal o encarregado comentou que todo papel deve ser bem utilizado. “Não pode haver desperdícios”, cita Antonio Carlos Pizzeco.
Para Viviane Soriano, analista fiscal, valorizar as ações como recolher e depositar o lixo eletrônico, pois a decomposição leva anos.
“É bom atuar em uma empresa que pensa em soluções que beneficiam o meio ambinete, realiza campanhas, mobiliza e facilita o engajamento de indivíduos, governos e iniciativa privada num conjunto para o bem comum das geração de agora e do futuro. Nós, da Destilaria Santa Inês, fazemos tudo isto - e tem que ser feito agora -, pois a natureza ja nos envia sinais de alerta”, conscientiza Viviane.