MEIO AMBIENTE - Massa verde produzida em Sertãozinho passa por processamento e é transformada em adubo natural
Diz o ditado: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, e a Secretaria de Meio Ambiente de Sertãozinho vem comprovando tal afirmação, a partir do trabalho de reutilização da massa verde (troncos, galhos e folhas de árvores eliminados com as podas e cortes de exemplares de locais públicos e particulares), conseguido através do uso de um picador e triturador de massa verde.
A máquina que realiza o processamento para a reutilização da massa verde, permite o destino ecologicamente correto dos resíduos gerados com a manutenção da arborização: com a trituração e a compostagem do material, é gerado um excelente adubo natural, rico em minerais e nutrientes que, segundo o secretário da pasta, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, já está sendo utilizado em larga escala no município. “O reaproveitamento desses resíduos orgânicos é de extrema importância, pois, normalmente, eles seriam descartados em aterros sanitários. O adubo obtido já está sendo utilizado em jardins, praças e parques, além de plantios realizados nas áreas verdes”, explica.
O secretário também alerta que, toda massa verde gerada na cidade deve ser descartada na Escola de Educação Ambiental “Clovis Badelotti”, para que seja processada no picador e triturador de galhos. “Vale lembrar que, o descarte irregular desse tipo de resíduo está sujeito a multa, e os cortes e podas de árvores realizados sem a autorização da Secretaria de Meio Ambiente, tanto em terrenos particulares ou públicos, estão sujeitos a fiscalização e penalidades”, enfatiza.
Mais informações sobre a destinação de massas verdes podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3946-7800. (Assessoria de Comunicação PMS)