MEIO AMBIENTE - Praça “José Ferraz de Toledo” é contemplada com serviços de revitalização

A Praça José Ferraz de Toledo, no Jardim Alexandre Balbo, foi beneficiada com serviços de revitalização da Secretaria de Meio Ambiente
31/08/2015

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, vem desenvolvendo projetos de revitalização em praças públicas de vários bairros da cidade. A ação visa contribuir com o meio ambiente, por meio de ações práticas de sustentabilidade, além de proporcionar lazer e mais segurança à população.

            Desta vez, a Praça “José Ferraz de Toledo”, localizada no Jardim Alexandre Balbo, foi a beneficiada com os serviços de revitalização, que englobaram a implantação de corrimãos para escadas, com maior declive; fechamento com gradil para o playground; reparos da iluminação, com rebaixamento de postes e instalação de refletores em LED (altamente econômico); condução adequada para as trepadeiras de primavera; conserto de vários pontos inacessíveis da calçada e execução de uma rampa para acessibilidade de cadeirantes e veículos de médio porte.

            Por outro lado, para os desenhos de canteiros, delimitação de áreas e impermeabilização do tanque de areia, foram utilizados, de forma pioneira, 10.000 “corpos de prova”, que são estruturas oriundas do teste que as indústrias de blocos de cimento fazem para testar seu produto antes de chegar ao mercado, e anteriormente eram descartadas no meio ambiente.

            Além disso, as pedras portuguesas retiradas da Praça “Mané Gaiola”, que está em reforma, também foram usadas na revitalização de algumas partes do piso, como no entorno do playground, propiciando, mais uma vez, o reaproveitamento de materiais.

            Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, a praça estava com o solo totalmente descoberto de vegetação, ressecado e sem vida. “Grandes áreas estavam afetadas pelos cupins e formigas; as árvores apresentavam pragas muito resistentes, como a erva-de-passarinho e taludes, além de grande assoreamento, que deixava as raízes expostas. Para combater esses danos, foram plantadas mudas produzidas no Viveiro Municipal e na Escola de Educação Ambiental, promovendo a revitalização paisagística do local”, explicou.

            Ainda de acordo com o secretário, os projetos de jardinagem e paisagismo partem sempre do princípio de empregar os 3 R’s da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. “A Administração Municipal vem buscando colocar em prática ações que proporcionem maior relação entre os cidadãos e o meio ambiente, estendendo o trabalho para outras praças públicas da cidade, por meio desses três princípios que, possibilitam a redução de gastos e favorecem o desenvolvimento sustentável”, finalizou. (Assessoria de Comunicação PMS)

Fotos