MEIO AMBIENTE - Viveiro municipal se prepara para as comemorações do “Dia da Árvore”
FERNANDO LAURENTI
Plantar uma árvore, além de ser prazeroso, proporciona no futuro vários ganhos à humanidade, desde que o plantio seja feito corretamente e no lugar certo - cada espécie tem o seu tamanho e a sua característica. Muitas vezes vemos árvores em locais que jamais poderiam ser plantadas, pois trazem riscos constantes para os munícipes. Agora, quando são plantadas em lugares corretos, só trazem o bem-estar.
A importância de uma árvore:
- Melhoram a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades, pois diminuem a poluição.
- Servem de moradia para diversas espécies de pássaros.
- As árvores frutíferas fornecem alimentos para os seres humanos e diversas espécies animais.
- Proporcionam sombra e favorecem a redução da temperatura em praças, parques e etc.
- Melhoram a umidade do ar, importante nos dias secos.
- Evitam a erosão do solo.
- As árvores deixam as paisagens rural e urbana muito mais belas.
A comemoração do Dia da Árvore em Sertãozinho será em grande estilo. Um encontro estadual vai marcar o plantio simbólico de dezenas de árvores, que serão plantadas no dia 21 de setembro. Claro que o plantio deve ser feito sempre.
A data tem alguns objetivos:
- Conscientizar as pessoas sobre a importância das árvores para o meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.
- Criar uma cultura de preservação ambiental, combatendo a exploração ilegal das árvores presentes nas florestas e nas cidades.
- Desenvolver projetos de plantio de mudas de árvore, visando aumentar a arborização, principalmente nos grandes centros urbanos.
No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro, em função da véspera da primavera. É nesta estação que as árvores ficam repletas de folhas verdes e, em muitas delas, surgem lindas flores.
O viveiro municipal tem uma grande produção de mudas. Nos 4 últimos meses deste ano foram produzidas 6.873 mudas de várias espécies. E, desse total, 2.782 foram usadas pela Secretaria do Meio Ambiente para fazer o plantio em áreas com desfites de arborização.
A população também foi favorecida com mudas gratuitas para plantios em calçadas, em um total de 2.081 plantas foram doadas aos munícipes sertanezinos. Pessoas de outras cidades vieram conhecer o viveiro municipal e levaram mudas, 11 doadas a pessoas de fora.
O município de Sertãozinho recebeu 464 mudas de compensação por infrações ou crime ambiental.
Em lugares em que são feitos o plantio, algumas unidades acabam morrendo. E quando isso acontece é feito o replantio - para este trabalho foram usadas 131 mudas. O Meio Ambiente ainda fez a doação para o plantio de 124 mudas em área rural.
No final do ano passado o estoque de mudas era de 42.891 mudas. Em contato com o secretário do Meio Ambiente, Carlos Alexandre Gomes, o saldo até o mês de agosto deste ano já superou a quantidade do ano passado inteiro. Com 8 meses de trabalho, o viveiro tem em seu estoque 45.517 mudas de diversas espécies, mudas que estão à disposição da população.
“Nos dois últimos anos investimos muito no plantio de árvores em áreas verdes, praças, calçadas e APPs. O objetivo nosso é termos uma cidade bem arborizada, melhorando o clima e trazendo um ganho de qualidade de vida para a nossa população. Pedimos que a população nos ajude a cuidar das nossas árvores. Os interessados em nos ajudar é só fazer um requerimento na Central de Atendimento, solicitar uma muda, que estaremos fornecendo com muito prazer. É obrigação de cada um de nós cuidar do planeta”, disse Carlos Alexandre.