MEIO AMBIENTE - Você sabe o jeito certo de descartar materiais eletrônicos?
Com o final da transmissão do sinal analógico de TV, muitas pessoas estão optando por comprar um novo televisor, do que instalar o conversor que permite receber o sinal digital.
E para que os munícipes não descartem seus antigos televisores de forma irregular, prejudicando a saúde ambiental do município, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e com o apoio da CORSERTA (Cooperativa dos Recicladores de Sertãozinho), mantém um “Ecoponto” no prédio da pasta, para coleta desses e outros equipamentos eletrônicos em desuso.
Os principais perigos encontrados nos lixos eletrônicos são as suas substâncias tóxicas, tal como o mercúrio, chumbo, cobre, cádmio, alumínio, bário, arsênio, prata, níquel, zinco, cromo, entre outros. Esses componentes são responsáveis por deteriorar a natureza e prejudicar a saúde de todos os seres vivos.
O tempo de decomposição desses tipos de materiais na natureza varia de 30 a até 500 anos, mas, se descartados de forma correta, podem ser reciclados, evitando prejuízos ao meio ambiente. “Esse é mais um serviço que a Prefeitura de Sertãozinho oferece gratuitamente aos cidadãos; mas para que ele tenha sucesso, são necessários o comprometimento e a consciência da população”, comenta o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
O “Ecoponto” da Secretaria de Meio Ambiente recebe todo os tipos de materiais elétricos e eletroeletrônicos, incluindo aparelhos celulares, lâmpadas, pilhas e baterias, que também possuem um alto teor tóxico. Após o recolhimento dos itens, a CORSERTA faz a coleta diária para destinação correta do lixo eletrônico que está sendo descartado.
Os cidadãos podem descartar esses materiais no “Ecoponto”, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, que fica à avenida Nossa Senhora Aparecida, 1.803 – São João.
Mais informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Meio Ambiente: 3946-7800. (Assessoria de Comunicação PMS)