Mobilização Nacional pela Leitura acontece neste 1º de Outubro

No próximo dia 1º de outubro, será realizada uma Mobilização Nacional pela Leitura. Participe e faça suas postagens nas redes sociais usando a hashtag #diadelertododia
28/09/2015

Qual o livro que você está lendo neste momento? Qual ainda quer ler? Qual exemplar fez parte de sua infância?

Que a leitura faz um enorme bem à saúde mental, isso todo mundo já sabe. Mas, a novidade é que, no próximo dia 1º de outubro, será realizada uma Mobilização Nacional pela Leitura. A ação incentivada aos municípios vem recebendo o nome de “Dia de ler. Todo dia”.

A iniciativa partiu do SISEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas), órgão da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e, a proposta enviada para todas as bibliotecas cadastradas é para que o dia 1º de outubro seja dedicado à leitura.

            “Em Sertãozinho, a ação será encabeçada pelas bibliotecas públicas locais procurando envolver todas as outras bibliotecas da cidade, especialmente as das escolas municipais, que são geridas pelo Projeto Sol do Saber”, explicou a Chefe das Bibliotecas e do Centro de Memórias, Sonia Maria Sarti. “Nesse dia, as pessoas serão convidadas a ler, sozinhas ou em conjunto, nas escolas, em casa, no trabalho, nas entidades, nas repartições públicas, nos ônibus, nas praças, na vizinhança, nas igrejas, enfim, em todos os locais que demandem um tempo de espera, que proporcionem uma pausa nas atividades ou que permitam alterar a rotina”, acrescenta Sonia.

            A ideia também é que as pessoas que saibam ou possam ler, proporcionem o prazer da leitura para outras que não conseguem exercitar esse saudável hábito. Pode-se ler um livro, uma revista, um jornal, no todo ou em parte. Pode-se ler uma poesia, uma oração, uma crônica ou até mesmo uma receita.

            “Reunir a família, os amigos, os colegas, os funcionários, os alunos ou mesmo pessoas desconhecidas, para que se faça uma leitura. E que isso seja registrado nas redes sociais, na forma de fotografias ou gravações. É importante mencionar o número de pessoas envolvidas e que seja utilizada especialmente a hashtag #diadelertododia”, explica Sonia.

 

            UBS ganha Biblioteca Livre

 

            A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da Chefia de Bibliotecas, setor ligado ao Departamento de Cultura e Turismo, vem encabeçando a ação em Sertãozinho e no Distrito de Cruz das Posses. “Assim, às 14 horas do dia 1º de outubro, como ato representativo do Dia de Ler, nós estaremos implantando uma Biblioteca Livre na UBS ‘Francisco Xavier de Carvalho’, que está localizada na Rua Vitório Bisson, 396, no Conjunto Habitacional ‘Walter Becker’. Nesse mesmo dia, lançaremos o 1º Concurso de Incentivo à Leitura de Sertãozinho, no qual, por meio de um cadastro a ser preenchido, contendo dados pessoais, descrição do que leu e um resumo da leitura; o leitor concorrerá a livros”, conclui Sonia. (Assessoria de Comunicação PMS)