MUDANÇAS - Cultura e Turismo de Sertãozinho tem novo artista no comando

11/02/2016

Fernando Laurenti

Na última semana, o assessor de Cultura, João André da Rocha, comunicou ao chefe do Executivo municipal que estaria se desligando do cargo por motivos pessoais e que estaria dando sequência em sua vida profissional - notícia confirmada ainda na sexta-feira pelos amigos e pessoas mais próximas de João.

Para o lugar dele vários nomes foram cogitados. O mais forte foi do ex-vereador e artista Toninho Costa. Toninho tomou posse na última segunda-feira, 1. O novo assessor de Cultura e Turismo, emocionado, disse que vai dar sequência ao que vinha fazendo João André. Toninho disse ainda que, em conversa com o prefeito Gimenez, ficou definido que o trabalho será para cumprir as promessas de campanha, ou seja cumprir o plano de Governo do atual prefeito.

Toninho, além de assumir um departamento importante na cidade, também fez uma mudança radical em sua vida política. Desfilhou-se do PT e deve se filiar no PPS, partido aliado do prefeito Gimenez do PSDB. Dizem as boas línguas que Toninho Costa poderá ser candidato a vereador. Conversando com o Toninho, ele disse que não pensou nisso ainda e que agora o principal objetivo dele é cuidar bem da cultura com os integrantes da Assessoria ligada à Secretaria de Educação do município.

Ouvimos aquele que saiu e aquele que está entrando.

"Por motivos pessoais que dizem respeito a minha carreira profissional tive que me desligar do departamento. Espero que a equipe que irá assumir dê continuidade aos trabalhos que visam o desenvolvimento cultural e turístico da cidade. Agradeço a administração pública por ter dado a oportunidade de executar um trabalho ético e sério na cultura e turismo com apoio da sociedade civil.”

João André da Rocha é uma pessoa polida e preparada para falar de artes e cultura em qualquer lugar do mundo. João já morou na Europa e tem uma visão bem ampla do que é dar oportunidades às pessoas que querem colocar para fora o artista que está escondido no interior de cada um. Nós, do Jornal Agora, desejamos tudo de bom ao jovem sertanezino, cheio de sonhos e vontades de fazer com que o mundo fique cada vez mais justo.

“Atuo há trinta anos na cultura local. Comecei cedo - 15 anos dos quais atuando diretamente no setor público com ações voltadas ao fortalecimento da política cultural no município. 

Sou artista educador, professor de teatro, produtor e empreendedor cultural,  coordenador de projetos culturais, ator e palhaço. Fui chefe de Desenvolvimento Cultural, na gestão do prefeito Nério Costa, e de Zezinho Gimenez, diretor administrativo do CEU das Artes. 

Estou comprometido com  o aprofundamento  do diálogo com artistas, movimentos, coletivos e associações culturais, como papel do Departamento de Cultura e Turismo nesta fase atual. 

Fortalecer as ações dos Conselhos Municipais relacionados ao Departamento de Cultura e Turismo.

 

Realizar a conferência de cultura municipal, 

 

Elaboração do Plano Municipal de Cultura da Cidade, garantindo o máximo de participação popular, ultima etapa para consolidação do Sistema Municipal de Cultura, criado em 2010.  

Dar início à reforma do Teatro Municipal, visando a acessibilidade  do local; e concluir trabalhos para reabertura do Museu da Cidade, trabalhos já iniciado na gestão de João André, meu antecessor. 

 

Fortalecer a política de descentralização das atividades artísticas, buscando parcerias para ações culturais em bairros da cidade. 

 

Aumentar a relação com Governo Federal e Estadual no sentido de buscar apoio para artistas locais, buscando parcerias com associações e cooperativas artísticas.” 

Boa sorte ao novo assessor. Que ele consiga colocar em prática suas ideias e ideais, fazendo com que nossa cultura possa ser sempre um motivo de orgulho para nossa população.