Fenasucro & Agrocana 2024 grifa relevância da indústria na pauta da transição energética
Para Rosana Amadeu, presidente do CEISE Br, mercado tem, agora, visão holística da cadeia bioenergética
O esperado sucesso da 30ª Fenasucro & Agrocana se consolidou: movimentou R$ 10,7 bilhões em negócios, iniciados durante os quatro dias de evento (13 a 16 de agosto), superando em quase 30% a edição de 2023, segundo levantamento do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) junto aos expositores. Este ano, o público também cresceu: 6% em relação ao anterior. Quanto à qualificação dos visitantes, 67% indicaram poder de decisão de compra. Mais do que números, a edição 30 da principal feira voltada para a bioenergia do mundo se fez histórica também pelo amplo debate e reconhecimento do papel de cada elo da cadeia. A indústria de base, por exemplo, que atravessou, a duras penas, crises econômicas e setoriais ao longo dos últimos anos, provou sua resiliência e adaptabilidade para atender a um mercado em constante transformação e pleno desenvolvimento. “Para sobreviver, as empresas se reinventaram, diversificaram suas atividades. Agora, mais do que nunca, têm à disposição conhecimento, tecnologias e inovações em máquinas e equipamentos para atender às demandas da transição energética global, com soluções para as diferentes fontes alternativas de energia, entregando produtividade e eficiência, e garantindo a sustentabilidade de todo o processo”, conclui Rosana Amadeu, presidente do CEISE Br. O discurso do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante a cerimônia de abertura, endossa a avaliação da representante da entidade. “As respostas que o mundo precisa para o processo de descarbonização estão em nosso estado, com um agro totalmente sustentável. Nós temos disponibilidade hídrica, boa infraestrutura, excelente mão de obra e oferta de energia limpa. Essa feira vai nos obrigar a pensar na cadeia como um todo, a pensar no cultivo, transporte, logística, na indústria, a pensar na produção de energia”.
Energia que tudo move
Pessoas também são energia e a Fenasucro & Agrocana incorporou, à grade de mais de 100 horas de conteúdo técnico deste ano, um viés estratégico, porém desafiador, do atual mundo corporativo: a Gestão de Pessoas. A programação foi aberta com o Fórum de Gestão de Pessoas abordando temas fundamentais para o desenvolvimento de líderes e profissionais da área, com palestra motivacional, apresentação sobre tecnologia e inovação em RH, painel discutindo boas-práticas e conferência do renomado psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury, propondo reflexões sobre equilíbrio emocional no ambiente de trabalho. “Você nunca pode depender da plateia nem das pessoas que mais ama. Você tem que saber que todas as escolhas têm perdas”. E, “quem tem muitos dados, mas não transforma dados em conhecimento, conhecimento em experiência e experiência em habilidades, socioemocionais ou meta-habilidades, não consegue ser um pensador e, sim, um estressador” foram algumas das questões provocadas por Cury. O Fórum foi a primeira atividade oficial do Núcleo Estratégico de Pessoas da Bioenergia (NEP Bio), criado recentemente. Focado no desenvolvimento e conexão entre profissionais de RH, o grupo tem como missões promover experiências enriquecedoras, oferecer assessoria técnica e legal, e fortalecer a interação entre organizações e indivíduos na área de gestão de pessoas. Para Ana Dulce Nunes, presidente do Conselho do NEP Bio, “a gente pode ter as melhores tecnologias, máquinas caríssimas, mas, se a gente não tiver pessoas bem desenvolvidas, bem treinadas, não há como obter sucesso”.
Próxima edição
A 31ª edição da Fenasucro & Agrocana será realizada de 12 a 15 de agosto de 2025, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP). O evento, que tem apoio oficial exclusivo do CEISE Br e organização e promoção da RX Brasil, é o único do mundo exclusivamente voltado para toda a cadeia de produção bioenergética. Reúne, anualmente, milhares de profissionais de usinas, indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia do Brasil e de mais 60 países do mundo.
imprensa@ceise.com.br