MULHER - O Dia Internacional da Mulher e a constante busca por igualdade
Maristella Coutinho
O dia 8 de março ficou marcado pela série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do século XX. Hoje em dia essa luta continua, e cada vez mais as mulheres têm mostrado competência suficiente para estarem onde quiserem.
Em Sertãozinho, por exemplo, existem muitas mulheres que fizeram e continuam fazendo a diferença em várias áreas, inclusive na política, algo que era praticamente impossível há algum tempo atrás: pela primeira vez na história do nosso município, existem hoje na mesa diretora da Câmara Municipal da cidade, três grandes mulheres: a presidente Márcia Moreira de Sousa Perassi; A 1ª vice-presidente, Maria Neli Mussa Tonielo; e a 1ª secretária, Cássia Guarneire Soares Daneze.
Elas, que dizem estar orgulhosas por representar as mulheres de Sertãozinho na política, também não deixam de frisar o preconceito que ainda existe na área.
“Eu me sinto honrada de estar fazendo parte de algo tão importante para o nosso município. É claro que ainda existe muito preconceito; alguns nos respeitam mais, porém, existem outros que não fazem questão. Mas nós passamos por cima de todos eles e continuamos em nossos postos, firmes e fortes, para representar as mulheres da nossa cidade. Nós fazemos o nosso melhor apesar das grandes dificuldades que ainda encontramos nesse meio”, afirma a vereadora Cássia.
A 1ª vice-presidente também falou sobre seu posto na Câmara de Sertãozinho. Ela, que já foi prefeita da cidade, conta que superar os obstáculos faz parte da vida de quem gosta de fazer a diferença. “Essa é a emancipação das mulheres, que são guerreiras e lutadoras. Eu gosto de ser representada como a voz do povo, eu sou do povo, eu vim de família simples e me sinto honrada por isso. As mulheres merecem respeito e devem sim ir em busca da igualdade, já que nós trabalhamos, chegamos em casa, cuidamos da nossa casa, e cuidamos da nossa família. Quando eu entrei como prefeita da nossa cidade, pensei: tenho que fazer tudo certinho, dar o máximo de mim, pois estou representando todas as mulheres”, disse Neli Tonielo.
Por fim, a presidente Márcia Moreira de Sousa Perassi também deu seu depoimento, enfatizando a capacidade e o poder que as mulheres, juntas, têm na sociedade. “Para nós é uma alegria assumir a responsabilidade de conduzir um local tão importante como a Câmara; isso porque, dessa forma, nós podemos provar o quanto temos capacidade de enfrentar todos os problemas que chegam para nós. Todas as mulheres que ocupam uma posição de destaque no meio social ou no trabalho mostram que capacidade não é um problema, já que nós mulheres gostamos de executar qualquer tipo de tarefa com perfeição e qualidade. Todas as mulheres são capazes!”, finalizou a presidente.