Musculação: Aspectos positivos para o emagrecimento

Musculação: Aspectos positivos para o emagrecimento
06/02/2023

Segundo dados do IBGE, a prevalência de pessoas com excesso de peso no Brasil chega a 40,6% da população total. Essa questão dá a dimensão da importância de prevenir a obesidade (IBGE, 2004).

A obesidade é considerada uma doença atualmente, devido às diversas alterações que acarreta no organismo, levando a aumentos nas taxas sanguíneas, como colesterol, triglicerídeos, glicemia, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, o que resulta em estados patológicos e de risco para a saúde.

A causa da obesidade pode ser por fatores ambientais, genéticos e o sedentarismo, sendo a maior parte da obesidade creditada ao sedentarismo. Dependendo da intensidade e volume de treinamento, o exercício físico mantém a taxa metabólica, aumentado por algumas horas após o exercício, podendo chegar até 24 horas. Esse fenômeno é conhecido como Excesso de Oxigênio Consumido Pós-Exercício (EPOC), aumentando o gasto calórico diário e auxiliando para manter o balanço energético negativo, o que favorece a redução da massa corporal total.

Diferentemente do exercício aeróbico, a prática de musculação tem sido menos indicada, devido ao menor gasto calórico durante o exercício, porém muitas vantagens são encontradas nessa prática, como o crescimento da massa muscular, que aumenta a Taxa de Metabolismo Basal (TMB) e auxilia no gasto calórico diário total.

A prática somente do treinamento aeróbico associado a dietas hipocalóricas pode induzir a redução da massa muscular, baixando a taxa de metabolismo basal e o gasto calórico diário. Além da prática da musculação auxiliar no aumento da taxa metabólica basal, gera um aumento da massa muscular, potência muscular e resistência muscular, aumentando, também, a participação de pessoas obesas em atividades diárias e sua autonomia.

As vantagens obtidas através do exercício físico para a saúde são inegáveis, sendo muitos os benefícios. Porém, a prática da musculação principalmente visando ao emagrecimento não tem sido amplamente recomendada.

 

Fonte: Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, 2014.